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Pedágio – Tarifa ficará 9% mais barata na região

O governo de São Paulo formalizou, em 12 de abril, a concessão de 600 quilômetros de rodovias do Lote Noroes­te. Com o contrato assinado, o grupo EcoRodovias assume a operação da malha a partir de segunda-feira, feriado de Pri­meiro de Maio, Dia Interna­cional do Trabalho. Estão pre­vistos investimentos de R$ 13,9 bilhões no empreendimento, entre obras e operações ao lon­go dos 30 anos nas rodovias das regiões de Ribeirão Preto, Bar­retos, Araraquara, São Carlos e São José do Rio Preto.

A partir da zero hora de segunda-feira (1º), as tarifas de pedágio cobradas em sete praças da área de concessão da EcoNoroeste vão ficar, em média, 9% mais baratas. Ini­cialmente, a concessionária vai administrar 442 quilôme­tros de estradas. De acordo com a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Ar­tesp), a EcoNoroeste vai assu­mir a operação da malha que estava sob responsabilidade da empresa Triângulo do Sol.

O percentual de queda vai variar de acordo com o ponto de cobrança dos pedágios. Ve­ículos equipados com sistemas automáticos de pagamento te­rão desconto adicional de 5%. Outra novidade é o chamado Desconto de Usuário Frequen­te, que concede abatimento de até 95% para os motoristas que mais trafegam pelas mesmas praças de pedágio a cada mês.

O benefício estará dispo­nível para quem utiliza pa­gamento automático. Haverá também, a partir do início de maio, a cobrança de pedá­gio para motos, prevista nos contratos de concessão desde 2009. O Lote Noroeste, que será administrado pela Eco­Noroeste, abrange 600 quilô­metros de rodovias – a malha total também inclui segmentos ainda sob concessão da Tebe e que ainda serão transferidos para a nova concessionária.

“O desconto médio de 9% nas tarifas é um dos grandes benefícios para o usuário nes­ta concessão. Esse abatimento pode chegar a até 95% para quem passa muitas vezes pela mesma praça de pedágio. Além disso, também haverá investi­mentos na modernização da malha viária para garantir mais segurança e agilidade ao tráfe­go”, enfatiza Milton Persoli.

A estimativa é que a con­cessão gere até 26 mil empre­gos entre 2023 e 2027. O Lote Noroeste também terá novas tecnologias nos pedágios, como pagamento com cartão de cré­dito e débito por aproximação que já existe em 99 praças das rodovias concedidas do Estado. Outra novidade será imple­mentada de forma gradual.

A partir do segundo ano de contrato, terá início o Sistema Automático Livre, com cobran­ça 100% automática por meio de pórticos com sistemas ele­trônicos de controle de fluxo e identificação de veículos. Outro recurso para melhorar a fluidez e a segurança é a pesagem de caminhões na própria faixa de rolamento, também por meio de sensores automatizados.

As rodovias também vão ter câmeras com análise inteli­gente para detecção de veículos parados ou presença de pedes­tres na pista, permitindo ações mais rápidas de atendimento e socorro. O Lote Noroeste con­templa cinco rodovias.

São elas a Washington Luís (SP-310), José Della Vechia/ Orlando Chesini Ometto (SP-323); Rodovia Brigadeiro Faria Lima, entre Bebedouro e Barretos (SP-326); rodovias Carlos Tonani, Nemésio Ca­detti, Laurentino Mascari e Doutor Mário Gentil (SP-333) e Rodovia Comendador Pe­dro Monteleone (SP-35).

Na macrorregião de Ri­beirão Preto, terão desconto nas tarifas as praças na Rodo­via Washington Luís (SP-310), em Araraquara (hoje custa R$ 20,70); Rodovia Carlos Tonan­ni (SP-333), em Jaboticabal (R$ 16,80); e Rodovia Laurentino Mascari (SP-333), em Itápo­lis (R$ 9,40). São estradas que eram administradas pela AB Triângulo do Sol.

Depois, as praças da Tebe também vão passar para a EcoNoroeste: Rodovia Orlan­do Chesini Ometto (SP-323), em Monte Alto (custa R$ 7,60); Rodovia Faria Lima (SP- 326), em Colina (R$ 11,30); e Rodovia Comandante Pedro Monteleone (SP-351), em Pi­rangi (R$ 11,90). Motocicletas terão de pagar pedágio em to­das essas vias.

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