Tribuna Ribeirão
Economia

Venda de veículos novos sobe 12,9%

© REUTERS/Roosevelt Cassio/Direitos reservados

Balanço divulgado nes­ta quinta-feira, 2 de feverei­ro, pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a associação que representa as concessionárias, mostra que as vendas de veículos novos no país subiram 12,9% no mês passado, quando comparadas ao volume de janeiro de 2022.

No total, 142,8 mil unida­des foram comercializadas no primeiro mês deste ano, entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus. Frente a dezembro, tradicio­nalmente um mês mais aque­cido, houve queda de 34,2% nos emplacamentos.

Ao comentar o primeiro resultado do ano, o presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Júnior, lembrou que em janeiro de 2022 os estoques das revendas ainda estavam baixos, dadas as restrições de produção nas montadoras.

Já o declínio frente a de­zembro é atribuído à sazona­lidade, uma vez que as maio­res despesas de início de ano, como pagamento de IPTU e material escolar, apertam o orçamento das famílias nes­ta época. Houve avanço de 11,9% dos emplacamentos de veículos leves, como car­ros de passeio, picapes e vans, no comparativo interanual.

Conservadora em função das incertezas sobre a condu­ção da política econômica e dos juros mais altos, a Fena­brave divulgou no mês pas­sado projeções que indicam um mercado estagnado, pelo terceiro ano seguido, nas 2,1 milhões de unidades em 2023.

Já a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), en­tidade das montadoras, prevê avanço de 3% das vendas e de 2,2% da produção de veículos durante o ano, levando em conta a melhora do forneci­mento de componentes eletrô­nicos, cuja escassez provocou paradas de fábricas nos últi­mos dois anos.

A indústria espera acumu­lar uma “gordura” no primeiro trimestre, quando as vendas se confrontam com uma base de comparação baixa, para atra­vessar o ano com crescimento. As vendas de motos somaram 110,5 mil unidades no mês pas­sado, mostrando uma alta de 23,2% frente a janeiro de 2022.

Contra dezembro, quan­do as vendas são tradicio­nalmente mais altas, o setor teve queda de 16,4%. Líder do segmento de duas rodas, a Honda foi a marca de 69,6% do total de motos vendi­das em janeiro. A vice-líder Yamaha ficou com 19,5%.

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