Tribuna Ribeirão
Artigos

Valorização e impactos positivos na rede de comércio e serviços  

Valdir Avelino *  
[email protected] 
 
Depois de encerrada, por meio de negociação coletiva, a data-base dos servidores municipais de Ribeirão Preto, passou a ser discutida uma nova reivindicação do nosso Sindicato e dos trabalhadores que, se atendida, terá impactos positivos direto em nosso Município.  A administração pública municipal é uma das principais atividades econômicas de Ribeirão Preto e o atendimento do pedido de antecipação do pagamento da 1ª parcela do 13º salário aos servidores municipais da ativa, aposentados e pensionistas favorecerá, significativamente, a rede de comércio e serviços da cidade.  
 
Em que pese a necessidade de novos concursos e novas contratações para dar conta da demanda atual e futura do Município, o servidor público de Ribeirão Preto já é parte importante da força de trabalho da cidade, do mercado consumidor e do conjunto dos que pagam impostos. De acordo com levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), cerca de 11% dos vínculos empregatícios existentes são do serviço público, nos níveis federal, estadual ou municipal. Ainda segundo o IPEA, a cada 10 servidores públicos, 6 trabalham no nível municipal e a quase totalidade vivem, trabalham e consomem mercadorias e serviços no mesmo município.  
 
Na medida em que os servidores públicos municipais representam uma parcela expressiva do mercado consumidor em Ribeirão Preto, estando entre aquelas que mais movimentam a rede de comércio e serviços, as conquistas salariais da nossa entidade e dos nossos trabalhadores contribuem diretamente com a geração de emprego e renda em nossa cidade. É por isso, também, que a luta pela valorização dos nossos servidores se revela tão importante para o conjunto da sociedade. 
 
A dificuldade do Governo em valorizar os nossos servidores e a falta de reposição das vagas de trabalho deixadas pelos servidores que se aposentaram causam um impacto econômico que extrapola as condições de vida dos trabalhadores, com efeitos drásticos também para o comércio municipal. Perde também o Município, pois, com menos consumo, aumenta o desemprego e o fechamento de empresas, e ainda tende a cair a arrecadação da própria prefeitura, que depende de tributos pagos em razão do comercio de bens e serviços.  
 
Não podemos esquecer também que, num passado recentíssimo, nos momentos mais difíceis da pandemia, muitas vezes os servidores públicos da ativa e aposentados foram os únicos responsáveis pelo sustento das famílias. Filhos e filhas perderam o emprego no momento que tudo parou e acabaram na casa do pai, da mãe, do avô e da avó servidores. Assim, o servidor público municipal, que não teve qualquer ajuda efetiva durante a pandemia, acabou contribuindo para que a economia local não parasse completamente. 
 
A pedido do nosso Sindicato, em outras oportunidades, a Administração Pública teve a sensibilidade e o planejamento para promover a antecipação do 13º salário, beneficiando nossos trabalhadores, e, igualmente, a economia local, propiciando novas oportunidades de compras e de negócios.  Espero que a nossa reivindicação seja novamente atendida. Até porque, todos sabemos que o servidor municipal da ativa, aposentado ou pensionista que receber antecipadamente o adiantamento do 13º salário, não vai investir no mercado financeiro, não vai mandar recursos para o exterior, não vai comprar imóveis em outros municípios. Ao contrário, todos irão comprar no comercio local, irão contratar serviços prestados por trabalhadores e empresas de nossa cidade. Enfim, trata-se de um recurso que irá fazer nossa economia girar – o que se faz muito necessário neste momento que estamos vivendo. 
 
* Presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis 

Postagens relacionadas

Os 10 anos da Lei Anticorrupção

Redação 5

Liberdade e discricionariedade 

William Teodoro

Quaresma: tempo de conversão!

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade