Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Usina de açúcar da região é a primeira do país a ter rede de gás natural

DIVULGAÇÃO

A Usina Santa Cruz, uni­dade da São Martinho, loca­lizada na cidade de Américo Brasiliense (SP), é a primeira usina de açúcar e etanol do Brasil a ser interligada à rede de distribuição de gás natu­ral. A ligação, realizada pela GasBrasiliano, ocorreu no dia 11 de agosto.

O projeto contou com investimento de aproxima­damente R$ 500 mil, que incluiu uma travessia de ro­dovia para construção de 300 metros de rede em aço insta­lada sob a SP 255. O abasteci­mento dos veículos na Santa Cruz será feito em local espe­cífico para o gás natural vei­cular (GNV), com estrutura e equipamentos de compres­são e dispenser de abasteci­mento instalados pela usina.

Em um primeiro momento serão abastecidos três cami­nhões, sendo dois Mercedes­-Benz Axor 440 com a tecno­logia diesel-gás e uma Scania R410 com motor 100% GNV. A previsão de consumo é de aproximadamente 12 mil m³/ mês de gás natural, que subs­tituirão cerca de 12 mil litros de diesel. A tarifa do GNV Frotas, que será a praticada com a ligação da Santa Cruz, também será mais vantajosa em comparação com o custo do diesel.

A primeira ligação de rede de gás natural em uma usina de açúcar e etanol do Brasil significa muito para a Gas­Brasiliano e é fundamental para alavancar a expansão do gás natural, já que a região Noroeste do estado é conhe­cida por reunir uma grande quantidade de usinas de açú­car e etanol.

A experiência bem-suce­dida da Santa Cruz mostra como é viável o uso do gás natural para abastecimento de frotas pesadas, o que deve gerar interesse de outras usi­nas, ajudando assim a acele­rar o processo de utilização desta fonte de energia nas frotas pesadas tanto de usi­nas como de outros tipos de empresa. Além disso, o di­retor técnico-comercial da GasBrasiliano ressalta que o uso do gás natural em frotas pesadas é apenas um dos pi­lares do tripé dos projetos de expansão na área de conces­são da empresa baseados nas parcerias com o setor sucroe­nergético.

Postagens relacionadas

Para família corpo carbonizado é de publicitária

Redação

Mulher é presa por ameaçar vereador da região

Luque

Vacina de criança contra covid divide ex-casais e briga chega até a Justiça

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade