Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Transerp agora chama RP Mobi

A Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribei­rão Preto (Transerp) mudou de nome, para RP Mobi. A al­teração institucional foi anun­ciada pela diretoria na manhã desta quarta-feira, 19 de julho, durante solenidade na sede ad­ministrativa da companhia. A modificação ocorre diante dos atuais investimentos e avanços na mobilidade urbana ocorri­das no município.

A nova denominação des­taca a sigla do nome da cida­de em conjunto com a palavra “mobi”, que remete à mobili­dade urbana. A reformulação envolve também um novo lo­gotipo, tratado tanto no azul escuro quanto no azul claro, com destaque para a letra ini­cial da palavra Mobi.

As demais letras de for­mas arredondadas transmitem uma sensação de movimento fluido e dinâmico, que pode ser especialmente apropriado para transmitir a ideia de ino­vação, progresso e moderni­dade. Segundo a diretoria da empresa, a mudança da marca ocorrerá de modo gradativo, neste segundo semestre, em locais como fachadas, viaturas, uniformes, documentos cor­porativos e canais oficiais da companhia na internet.

“Desde 1980, ano de sua fundação, a Transerp nunca tinha passado por um proces­so de reposicionamento dessa característica para atender aos investimentos para o trânsito e transporte. Agora, após mais de quatro décadas, esse processo de reestruturação se faz cada vez mais necessário conforme as melhorias vividas pelo mu­nicípio”, diz o superintendente da Transerp, Marcelo Galli.

Ele cita a implantação dos 56 quilômetros de corredo­res de ônibus; a construção de um Centro de Controle e Operações (CCO) para moni­toramento e gestão do trânsito local; e a digitalização da Área Azul com a instalação de par­químetros e inserção de novos aplicativos para utilizar o es­tacionamento rotativo. “Além disso, há também a chegada do ITS (Intelligent Transportation System), mais conhecido como semáforos inteligentes”, ressalta.

Nesse sentido, o dirigente reforça que diante de diversos investimentos para a melhoria da mobilidade local, este é um momento mais que ideal para a incorporação de novos con­ceitos na marca da empresa. Com a mudança corporativa, os atendimentos ao público antes realizados pela Transerp continuarão a funcionar nor­malmente, só que agora iden­tificados pela empresa como RP Mobi.

A solenidade de anúncio da nova marca também contou com a presença de autoridades como vereadores e secretários municipais. O novo logotipo da empresa já pode ser verificado no site www.ribeiraopreto.sp.gov.br/portal/rpmobi.

A companhia responsável pela implantação do Sistema In­teligente de Transporte ITS (In­telligent Transportation System) é o Consórcio ITS. O grupo ven­ceu o processo licitatório pelo valor de R$ 19.499.892,02. O edital de homologação e adju­dicação foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) de 14 de outubro. O contrato tem 36 meses de duração.

Construção do CCO avança na RP Mobi
Com projeção de 383 metros quadrados de área construída, o Centro de Controle e Operações (CCO) é fundamental na futura inte­gração do trabalho operacional dos agentes de trânsito e de fiscali­zação de transporte da RP Mobi. Está sendo construído na sede da empresa responsável pelo trânsito e transporte urbano de Ribeirão Preto, na rua General Câmara nº 2.910, no Jardim Presidente Dutra.

Contará com estrutura moderna que favorecerá a integração entre os setores de fiscalização, possibilitando a ampliação do monito­ramento urbano e aperfeiçoamento da gestão da mobilidade nas principais vias da cidade. A etapa de execução das fundações já terminou, incluindo as fases de instalação das estacas, sapatas e baldrame. O nivelamento em 40 centímetros do piso também fez parte do cronograma.

O projeto prossegue dentro do previsto, já tendo sido concluída a etapa de alvenaria, colunas e vigas. Da mesma forma, foi encerrada a etapa de preparo para laje, e atualmente os operários trabalham para erguer o segundo pavimento da obra.

A obra do CCO recebe investimento de R$ 2.393.533,42 por meio de recursos do programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), da Caixa Econômica Federal. Com o CCO haverá o monitoramento online do trânsito (sistemas semafórico e de camêras e melhoria do monitoramento do transporte coletivo).

O sistema terá 20 aparelhos de televisão de 55 polegadas cada uma e, segundo a prefeitura, integrará 171 câmeras e 83 semá­foros inteligentes. Não será utilizado para a aplicação de multas, mas para dar fluidez ao trânsito. Terá uma moderna plataforma de integração tipo smart city (cidade inteligente) e mapa de georre­ferenciamento, além de 84 controladores semafóricos eletrônicos, entre outros equipamentos.

Postagens relacionadas

Leandro Maciel sofre lesão grave e está fora da temporada  

William Teodoro

Guimarães volta ao banco dos réus

Redação 1

Região central fica sem monitoramento

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade