Tribuna Ribeirão
Geral

Secretaria cadastra moradores de rua

ALEXANDRE DE AZEVEDO/CCS

Com o objetivo de am­pliar o alcance àqueles que se enquadram nos critérios para realizar refeições gratuitas no Bom Prato, o Centro de Re­ferência Especializado para Atendimento à População em Situação de Rua (Centro POP) da Secretaria Municipal da As­sistência Social, disponibilizou uma equipe na praça Francis­co Schmidt, no Centro Velho de Ribeirão Preto, para cadas­trar as pessoas que não estejam abrigadas nos serviços de aco­lhimento da Semas.

A ação ocorreu na última terça-feira, 23 de junho, e será repetida no local nesta quinta­-feira (25), das nove às 12 ho­ras e das 13 horas às 16h30. A medida, prevista até 31 de ju­lho, contemplará 200 pessoas em Ribeirão Preto e é uma ini­ciativa da Secretaria de Desen­volvimento Social do Estado de São Paulo. O cadastramento teve início na semana passada e, até o momento, cerca de 70 pessoas já estão habilitadas para fazer as refeições gratui­tamente.

“É um auxílio fornecido em Ribeirão Preto que irá permi­tir que essas pessoas tenham direito à alimentação todos os dias. Montamos um ponto de atendimento na praça Schmidt por ser um lugar de grande cir­culação e a nossa expectativa é que os 200 beneficiados sejam cadastrados até o final desta semana”, afirma o secretário da Assistência Social, Guido Desinde Filho.

Por dia, o Bom Prato vai oferecer três refeições gratuitas, sendo café da manhã, almoço e jantar, mediante apresentação de um cartão com QR Code. O Centro Pop é a unidade de referência para cadastro dos beneficiados, sendo que a ação tem sido divulgada pelas equi­pes do Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas).

“É uma iniciativa de extre­ma importância, pois é preci­so atender, inclusive, aqueles que não acessam os serviços de acolhimento do município. Muitas vezes, a pessoa em si­tuação de rua opta em não ir, ou não permanecer em acolhi­mento, onde são ofertadas as refeições. Portanto, é mais uma forma de garantir o direito de qualquer cidadão a ter uma alimentação, principalmente durante a pandemia”, afirma.

Devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19), em abril a Semas realizou uma parceria com a Secretaria Mu­nicipal do Esportes para oferecer atendimento às pessoas em situ­ação de rua na Cava do Bosque, com capacidade para 130 aco­lhidos por dia. A pasta também oferece acolhimento 24 horas às pessoas em situação de rua na Casa de Passagem. Os lo­cais oferecem refeições, banho e dormitório.

O Centro POP atende de segunda a sexta-feira, das oito às 17 horas, com refeições, ba­nho, dormitório e atividades. Caso algum munícipe perce­ba uma pessoa em situação de rua, a orientação é entrar em contato com o Fale Assistência Social, por meio dos telefones 161 e 0800 77 30 161, para in­formar a localização.

Desde o início de abril, os 59 restaurantes Bom Prato passaram por rápidas adap­tações com o intuito de servir as refeições para viagem, em embalagens e com talheres descartáveis. O horário de atendimento, durante o perío­do, também foi ampliado para evitar aglomerações – os cafés da manhã são servidos das sete às nove horas,

Os almoços acontecem das dez às 15 horas e jantares das 17h30 às 19 horas, ou enquan­to houver refeições disponí­veis. Em Ribeirão Preto, o Bom Prato foi inaugurado em 22 de novembro de 2005 e fica na rua Saldanha Marinho nº 765, no Centro Velho.

Em dias normais serve 2.050 refeições, sendo 1.750 no almoço a R$ 1 e 300 no café da manhã, a R$ 0,50. A entidade responsável pela unidade é As­sociação Espírita Casas de Be­tânia. Desde sua inauguração, o restaurante já atendeu mais de 4,6 milhões de pessoas. Atualmente só serve marmitex por causa da covid-19.

Postagens relacionadas

OPERAÇÃO SEVANDIJA – Roubo de gado teria sido forjado

Redação 1

TSE suspende cancelamento de 2,5 milhões de títulos eleitorais

Redação 1

PUBLICIDADE: Colégio Anchieta – Do seu futuro a gente cuida

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade