Tribuna Ribeirão
Cultura

Salão de fotografia aprova 443 imagens

As inscrições para o I Salão Internacional de Arte Fotográ­fica de Ribeirão Preto termi­naram na segunda-feira, 15 de março. A seleção das imagens coloridas e em preto e branco começam a ser definidas neste sábado (20), por cinco jurados, e os aprovados serão notificados a partir de 14 de abril. Serão distri­buídas 103 medalhas e menções honrosas. Além das imagens premiadas, outras serão escolhi­das para a exposição.

Segundo Elza Rossato, do Grupo Amigos da Fotografia (GAF), organizador do evento, até agora 443 inscrições de 61 países foram aceitas pelos organizadores e 8% acabaram descartadas por não seguirem as regras do salão – o valor da taxa foi devolvido. No total, 3.472 fotógrafos se inscreve­ram para participar da exposição online. Das 443 inscrições aprova­das, 98 são do Brasil.

A exposição será online, a partir de 19 de junho, aniver­sário de 165 anos de Ribeirão Preto, e ficará em cartaz por tempo indeterminado, em vários sites. Uma live será re­alizada na abertura do even­to. A organização recebeu quatro imagens por autor.

Ribeirão Preto é a segunda cidade do Brasil a organizar sa­lões internacionais de fotografia e o GAF é o terceiro fotoclube a promover eventos deste tipo com a participação de estrangeiros – o de Jaú (SP) já tem dois no currícu­lo. O I Salão Internacional de Arte Fotográfica tem o certificado da Confederação Brasileira de Foto­grafia (Confoto).

Tem também o reconheci­mento da Fédération Interna­tionale de l’Art Photographique (Federação Internacional de Arte Fotográfica, a Fiap) e da Interna­tional Association of Art Photo­graphers (Associuação Interna­cional de Arte Fotográfica, Iaap).

O fotoclube ribeirão-pretano já promoveu oito salões nacionais e internacionais e duas bienais de fotografia, mas este será o primeiro com a chancela da Fiap e da Iaap. No ano passado, o realizou o VIII Salão Internacional de Arte Fotográfica de Ribeirão Preto, o primeiro virtual da história do GAF.

A abertura ocorreu em 19 de agosto, Dia Mundial da Fotografia. Foram seleciona­das 180 fotos de 122 fotógra­fos classificados, de várias re­giões do Brasil e também de outros países, entre menções honrosas e os três primeiros lugares de cada categoria.

As imagens foram seleciona­das entre 1.324 fotografias ins­critas. As 180 imagens selecio­nadas foram expostas na página do Grupo Amigos da Fotografia no Facebook e nos sites do Con­foto (www.confoto.art.br) e Mo­vimento das Artes (www.movi­mentodasartes.com.br).

O salão foi dividido em cinco categorias. Os primeiros colocados em cada uma delas foram premiados no VIII Salão Internacional de Arte Fotográ­fica de Ribeirão Preto. Maurício Berndt, do Grupo Luminous de Fotografia de São Paulo (SP), le­vou o primeiro lugar na catego­ria Digital Fotoclube com a foto “Conduzindo a manada”.

O professor Antonio Carlos Tórtoro, mais conhecido como A.C. Tórtoro, do Grupo Amigos da Fotografia de Ribeirão Pre­to, também ficou em primeiro lugar na categoria Digital Foto­clube com a imagem “Digão”. Anne Schumann, do Clube do Fotógrafo Caxias do Sul (RS), levou o prêmio na Categoria Di­gital – Não Foto Clubistas com “Adversidade que inspira”.

Paulo Berton, do Foto Clube Rio Preto e Branco, de São José do Rio Preto (SP), ficou em primei­ro lugar na categoria Analógica – Foto Clubista com a fotografia “Meninos Peixes”. Por fim, Michell Mello, do Maranhão, levou o prê­mio principal na categoria Pinho­le (foto tirada com uma latinha) – Não Foto Clubista com a foto “A beira do rio – cidade amazona”.

Postagens relacionadas

Última temporada da série ‘Gotham’ estreia domingo

Redação 1

Netflix encaminha segundo projeto para Bruno Gagliasso

Redação 1

Um show para os fãs do Queen

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade