Tribuna Ribeirão
DestaqueEducação

RP terá 3 escolas de tempo integral

Marcelo Camargo/Agência Brasil

O secretário de Estado da Educação, Rossieli Soares, anunciou nesta quinta-feira, 5 de novembro, que mais 400 escolas da rede estadual pas­sarão a fazer parte do Progra­ma de Ensino Integral (PEI). O total de unidades que fun­cionam nesta modalidade vai aumentar de 364, em 2018, para 1.064 a partir de 2021, representando um crescimen­to de quase 300%.

Sete escolas são da região, três em Ribeirão Preto – Jar­dim Monte Carlo, Professora Nair Guilhermina Pinheiro Nogueira (“Nairzinha”) e Bau­dílio Biagi. Também estão na lista unidades de Bebedou­ro (José Francisco Paschoal), Santa Rosa de Viterbo (Teófilo Siqueira), Santo Antônio da Alegria (Macário de Almeida Cônego) e Pitangueiras (Maria Falconi de Felício).

No começo do ano, na re­gião, que envolve três das 91 Diretorias Regionais de Ensi­no (DREs) – Ribeirão Preto, Sertãozinho e Jaboticabal –, estavam matriculados 99.432 alunos de 165 escolas da rede estadual, sendo 47 mil em 82 unidades na capital da Região Metropolitana. Nos 645 muni­cípios paulistas são cerca de 3,5 milhões de estudantes e mais de cinco mil unidades.

Com este aumento de 300% no número de escolas, o ensino em tempo integral vai chegar a mais de 500 mil alunos. As novas escolas manifestaram interesse em aderir ao programa e obe­decem aos critérios estabeleci­dos pela Secretaria de Estado da Educação, como ter mais de doze salas de aulas e atender a uma co­munidade com maior vulnerabi­lidade socioeconômica.

“A política de ensino em tempo integral é prioridade para o nosso governo. A nossa meta de mil escolas para 2023 já foi alcançada com a adesão destas 400 novas unidades”, destaca Rossieli Soares. As no­vas 400 PEIs já estarão em fun­cionamento no próximo ano letivo de 2021. Elas vão ofertar 254 mil novas vagas para alu­nos dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio.

No total, as 1.064 escolas do programa terão 542 mil vagas em todo o estado de São Pau­lo, o que corresponde a 15% da rede. Em 2019, fazia parte do programa 4% da rede, com 135 mil alunos. O PEI abrange agora quatro vezes mais estu­dantes desde 2019.

O programa contempla 48% dos municípios do estado. Com esta expansão, mais 82 cidades terão PEIs. Entre as novas esco­las que vão aderir à iniciativa es­tão a Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano, e a Escola Estadual Professora Eurydice Zerbini, em Heliópolis, na capital.

Pelo novo programa, os estu­dantes passam a ter uma matriz curricular diferenciada que in­clui projeto de vida, orientação de estudos e práticas experimen­tais. Há ainda clubes juvenis de acordo com temas de interesse como dança, xadrez e debates.

Os alunos contam com o apoio do professor tutor para fortalecer sua excelência acadê­mica e na orientação do projeto de vida. Também frequentarão disciplinas eletivas escolhidas de acordo com seus objetivos. A carga horária é de até nove ho­ras e meia, mas na rede regular a jornada é de cinco horas e quin­ze minutos.

Postagens relacionadas

Suposto hacker é preso na região

Redação 1

Frente Parlamentar dos Caminhoneiros notifica governo sobre greve

Redação 1

Ano Macalé será lançado em RP 

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade