Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Ribeirão Preto – Chuva vai voltar durante a semana

A previsão do tempo avisa que haverá chuva nesta sema­na, em Ribeirão Preto. A tem­peratura mínima deve perma­necer entre 18 graus Celsius e 19ºC até quarta-feira, 31 de maio, com frio mais intenso a partir de quinta-feira (1º), se­gundo o Climatempo. Além de manter agasalho, cachecol, gorro, luva, meia de lã, cober­tor e edredom fora do armário, o ribeirão-pretano também deve carregar guarda-chuva, sombrinha e capa na mochila.

A umidade relativa do ar deve subir. Porém, a previsão não é de temporais, mas de chuva constante, uma caracte­rística desta época do outono que antecede o inverno – co­meça em 21 de junho. E não vai durar muito. Na madru­gada do dia 16, a cidade bateu o recorde de frio do ano, com temperatura entre 9º e 10ºC e sensação térmica de 8º e 7ºC na área urbana – chegou a 5ºC na zona rural.

O Sol não deve bilhar tão forte durante o dia quanto nas semanas anteriores. A máxi­ma prevista para os próximos dias é de 27ºC. Os dados são atualizados diariamente. Nes­ta segunda-feira, 29 de maio, os termômetros marcaram entre 18º e 26ºC, com a umi­dade oscilando entre 50% e 98%. Havia 20% de chance de chuva, mas um volume muito baixo, de apenas 1%.

Chuva
Nesta terça-feira (30), a temperatura deve oscilar entre 18 graus e 27ºC, com umidade entre 49% e 85%. A possibili­dade de chuva é de 90% e são esperados dez milímetros. Na quarta-feira (31), os termôme­tros devem marcar entre 19ºC e 26ºC, com umidade entre 76% e 98% e 20 mm de chuva. A chance de cair água na cida­de é de 80%.

Na quinta-feira (1º), abrindo junho, a temperatura mínima será de 16 graus e a máxima, de 26ºC. A umida­de fica entre 62% e 97%. A possibilidade de chuva é de 80% e são esperados 15 milí­metros. Na sexta-feira (2) vai esfriar mais e os termômetros devem marcar entre em 14ºC e 27 graus, sem previsão de chuva. A umidade deve osci­lar entre 45% e 99%.

Para sábado (3), também não há previsão de chuva em Ribeirão Preto. A temperatu­ra recua ainda mais na cida­de, com mínima de 11 graus Celsius e máxima de 26ºC. A umidade cai e oscila entre 33% e 94%. Também não há chuva prevista para domingo (4), mas o frio vem com for­ça. Os termômetros devem marcar entre 9 graus e 26Cº, com a umidade relativa do ar entre 32% e 88%.

A semana seguinte tam­bém será gelada e seca, sem previsão de chuva. A partir de segunda-feira (5), a tempera­tura mínima vai oscilar den­tre 11ºC e 12ºC, e a máxima não deve ultrapassar 27ºC. No dia 11, domingo, deve subir para 16ºC, mas não vai passar de 24ºC. A umi­dade oscila entre 31% e 94%.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), com umidade abaixo de 30% o município entra em estado de atenção e quando o índice é inferior a 20% a situação é de alerta. Abaixo de 12% já é con­siderado caso de emergência.

Frio
O dia mais frio de 2022 em Ribeirão Preto foi 20 de maio, quando a estação da Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica (Redemet) cons­tatou 5ºC às seis horas, no Ae­roporto Estadual Doutor Leite Lopes. A marca também é a mais baixa para o mês de maio desde o início da medição.

Calor
Em 12 de setembro, Ribei­rão Preto registrou a maior temperatura do ano passado. Os termômetros marcaram 37 graus Celsius no perío­do da tarde. Também foi o dia mais seco de 2022: o ín­dice de umidade relativa do ar caiu para 13%, estado de alerta, segundo a Organiza­ção Mundial da Saúde.

Postagens relacionadas

Câmara cobra empresa que vendeu 12 veículos para o Legislativo

Redação 2

MTST ‘invade’ tríplex de Lula

William Teodoro

Bolsonaro faz exames em hospital em São Paulo

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade