Tribuna Ribeirão
Artigos

Ribeirão Preto cada vez mais global

Ribeirão Preto participa desde terça-feira, dia 28, com encerra­mento marcado para esta sexta-feira, 31, do Smart City Summit & Expo (SCSE), em Taipei, capital de Taiwan, na China. Desde no­vembro do ano passado participamos de eventos internacionais na Espanha, Alemanha e Colômbia, sempre atendendo a convites de entidades governamentais e organizadores dos eventos, sem custos para o município. Os convites demonstram, de forma inequívoca, que nossa cidade se torna cada vez mais global, sem deixar de ser uma sociedade extremamente acolhedora.

É uma excelente oportunidade para estabelecermos novas relações e mostrarmos as potencialidades de Ribeirão Preto, como economia e infraestrutura, além de identificar inovações tecnológicas, sustentáveis e atrair investimentos para o desenvolvimento municipal.

A SCSE lançou uma série de atividades para ajudar os visi­tantes a descobrir soluções líquidas zero após o consenso inter­nacional estabelecer que a rede zero deve ser alcançada até 2050. Além dos estudos e apresentações, a exposição tem cerca de 1.500 estandes pertencentes a mais de 450 expositores, com previsão de 100 mil visitas e quase um milhão de visualizações do Smart City Online. É onde se discute fortemente as soluções globais para as cidades inteligentes. A Cúpula anual que agora é realizada é o principal evento do SCSE.

Prefeitos de todo o mundo são convidados a compartilhar suas experiências na Cúpula, que tem como objetivo fornecer soluções inteligentes para energia renovável, eficiência energética e eco-mobilidade. As estratégias e ideias de última geração para modernizar as infraestruturas usando tecnologias digitais são determinantes nas discussões e nas informações que circulam entre os visitantes. É também no SCSE que estão os pensamen­tos e experiências de operadores globais e as formas como elas trabalham com oportunidades e desafios.

A participação em eventos como este permite levar para Ribeirão Preto o que há de mais novo em soluções para cidades inteligentes. Assim que tornamos nossa cidade mais global, ela passa a ser mais competitiva e com oportunidades ampliadas no mundo corporativo. Um bom exemplo de crescimento corporati­vo foi a criação de empresas em fevereiro. De acordo com o Mapa de Empresas do Ministério da Fazenda, Ribeirão foi a cidade de médio porte que mais abriu empresas no Brasil, com saldo de 252 novos estabelecimentos. Isso representa mais empregos e econo­mia girando dentro de um ciclo virtuoso e sustentável.

É para obter resultados positivos como este que a nossa gestão trabalha incansavelmente, sem nenhuma trégua. É também em busca de soluções inovadoras que não deixamos passar as opor­tunidades sem aproveitá-las. E tenho absoluta convicção de que quanto mais inteligente a cidade mais teremos chances de partici­pação global, notadamente na economia, com reflexos positivos no desenvolvimento social, que é o objetivo de quem busca man­ter uma cidade que fornece acolhimento a todos os seus cidadãos, sem nenhuma discriminação.

Ao mesmo tempo em que trabalhamos por uma cidade cada vez mais inteligente e global, oferecemos uma extensa gama de serviços sociais, com destaque para os setores de saúde, educação e assistência social, sem nos esquecer da imprescindível infraestrutura das oportunidades no esporte e no livre conhecimento por meio de eventos culturais. Ainda buscamos soluções mais econômicas e efi­cientes na segurança, como a renovação da iluminação pública, para a qual buscamos estabelecer uma Parceria Público-Privada (PPP).
Seguiremos firmes nesta direção, porque enxergamos clara­mente um horizonte favorável ao desenvolvimento econômico, social e humano.

Postagens relacionadas

Fiocruz em Ribeirão Preto

Redação 1

Significados da leitura

Redação 1

Poeta, poetinha camarada!

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade