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Rede municipal atinge 48% de leitores

GUILHERME SIRCILI

Desde o início de 2022, a prefeitura de Ribeirão Pre­to, por meio da Secretaria da Educação, está investindo for­temente na educação do mu­nicípio. Após um ano e oito meses sem aulas presenciais, o foco da pasta é recuperar a aprendizagem dos estudantes e os resultados já começaram a aparecer.

A avaliação de fluência lei­tora, que ocorreu em todas as escolas da rede pública do es­tado de São Paulo, aponta que 48% dos alunos do 2º ano do ensino fundamental da rede municipal são leitores, e 52%, pré-leitores. O resultado no município está acima da mé­dia estadual, que na avaliação alcançou 41%.

As avaliações ocorreram em mais de 100 turmas, tota­lizando 2.600 estudantes so­mente das salas de 2º ano do ensino fundamental da rede municipal, 92% do total de alunos desta série. A ação foi solicitada pelo governo de São Paulo aos municípios paulistas como forma de mensurar a fluência na leitura e alfabetiza­ção dos estudantes.

As provas foram realiza­das pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Edu­cação da Universidade Fede­ral de Juiz de Fora (CAEd/ UFJF). “A rede municipal de Ribeirão Preto participou pela 1ª vez desta avaliação, que é inovadora, com metodologia diferenciada, pois utiliza um aplicativo/software que cap­ta a voz do estudante e envia os dados para o CAEd”, diz o secretário da educação, Felipe Elias Miguel.

“A Secretaria Municipal da Educação de Ribeirão Preto realizou capacitação profissio­nal presencial de mais de 80 docentes da rede e alguns co­ordenadores pedagógicos para que se instrumentalizassem no uso do aplicativo”, explica.

“O principal objetivo des­ta avaliação foi mensurar a fluência na leitura destes alu­nos, que estão em processo de alfabetização, e os resul­tados mostram que estamos no caminho certo”, comple­ta o secretário. A avaliação ocorreu de forma presencial com o objetivo de analisar o desempenho individual dos alunos na leitura e compre­ensão de textos escritos.

Durante o processo, os professores gravaram a leitu­ra no celular, pelo aplicativo exclusivo do CAEd, que tam­bém disponibilizou os cader­nos de provas para impressão na plataforma online. Depois, os áudios foram avaliados para que houvesse um diag­nóstico preciso sobre o perfil leitor dos estudantes.

A atividade prática per­mitiu avaliar a capacidade dos estudantes de ler pala­vras, pseudopalavras e textos adequados à etapa escolar correspondente, levando em consideração sua habilidade, fluidez e ritmo de leitura. Para a análise do desempenho em leitura do estudante, foram considerados três critérios.

São eles precisão, que é a capacidade de ler corretamente as palavras escritas; velocidade ou automaticidade, que diz res­peito à realização de uma leitu­ra fluida, sem grandes pausas e dificuldades; e prosódia, que aponta para o uso correto dos aspectos tônicos e rítmicos do discurso, como a pausa na vír­gula e a entoação interrogativa em uma pergunta.

Dados da Avaliação de Fluência Leitora
Rede municipal de ensino de RP
– 92% dos alunos do 2º ano do ensino fundamental avaliados
– 8% dos alunos do 2º ano do ensino fundamental não avaliados
– Índice de leitura no 2º ano
Pré-leitor: 52%
Leitor: 48%
– Índice de participação dos estudantes
Pré-leitor – 1.274 estudantes: 52%
Leitor iniciante – 966 estudantes: 40%
Leitor fluente – 196 estudantes: 8%
Rede estadual de RP
– 88% dos alunos do 2º ano avaliados
– 12% dos alunos não foram avaliados
– Índice de leitura no 2º ano
Pré-leitor: 58%
Leitor: 41%
– Índice de participação dos estudantes
Pré-leitor – 1.786 alunos: 58%
Leitor iniciante – 994 alunos: 32%
Leitor fluente – 287 alunos: 9%

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