Tribuna Ribeirão
Geral

Programa em RP espera atender todos os alunos

FOTO: THAISA COROADO/CÂMARA

A prefeitura de Ribeirão Preto lançou, nesta sexta-feira, 17 de julho, o programa Escola na TV, uma parceria entre a Se­cretaria Municipal da Educa­ção e a Câmara de Vereadores. A partir de agosto, os cerca de 47 mil alunos matriculados na rede de ensino do município, desde o infantil à Educação de Jovens e Adultos (EJA), terão acesso a aulas complementares transmitidas na TV Câmara, de segunda a sexta-feira, das oito às 14 horas.

A parceria foi divulgada pelo Tribuna na edição de on­tem, mas os detalhes foram revelados em evento realizado por videoconferência que con­tou com a participação do pre­feito Duarte Nogueira Júnior (PSDB), do secretário da Edu­cação, Felipe Elias Miguel, do presidente da Câmara, Lincoln Fernandes (PDT), e do promo­tor da área, Naul Felca.

A gravação e transmissão ocorrerão nos estúdios da TV Câmara, tanto com aulas ao vivo, com possibilidade de in­teração simultânea entre alu­nos, professores e até mesmo familiares, quanto com con­teúdos gravados cedidos por parceiros da secretaria.

Além disso, será criado um canal de WhatsApp para envio de perguntas e compartilha­mento de conteúdo. O progra­ma contará com intérprete de Libras (Língua Brasileira de Si­nais) e poderá ser acessado pelos canais 31.4 na TV Digital, canal 9 no Ao Vivo TV, e nas páginas do Facebook e Youtube sob o nome Escola na TV Ribeirão Preto.

“O programa Escola na TV é uma ação complementar às me­didas tomadas pela Prefeitura desde que as atividades presen­ciais foram suspensas em decor­rência da pandemia do novo co­ronavírus. O objetivo é oferecer igualdade de condições para o acesso ao ensino”, diz o prefeito Duarte Nogueira, lembrando que parte dos alunos não tem acesso à internet.

Ele diz ainda que a meta é a “permanência na escola, orientar famílias e auxiliar alunos na realização das ati­vidades escolares, fortalecer o vínculo entre escola, alunos e famílias, além de difundir protocolos e medidas para a prevenção ao contágio do novo coronavírus”, explica.

O horário de transmissão será divido para cada etapa de ensino e trabalhará com os te­mas: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e temas transversais. Outros conteúdos poderão ser oferecidos como reforço, por exemplo, aulas de Libras para os estudantes da educa­ção especial.

As programações serão di­vulgadas com uma semana de antecedência aos pais e alunos. A parceria será mantida no perí­odo pós-pandemia como alter­nativa para oferecer atividades pedagógicas complementares, mitigando e corrigindo as con­sequências da defasagem na aprendizagem dos alunos da rede municipal.

“O objetivo do programa é oferecer conteúdo educacional de qualidade para ser veicula­do na TV aberta como estraté­gia para o ensino remoto. Não pretendemos substituir o con­teúdo que está sendo oferecido pelas escolas, mas complemen­tar as atividades com foco em todos os alunos com conteú­dos alinhados ao referencial curricular do município”, diz o secretário da Educação, Felipe Elias Miguel.

Ensino remoto
As aulas presenciais da rede municipal de ensino foram sus­pensas em 23 de março, após publicação do decreto de esta­do de calamidade pública que interrompeu o funcionamento dos serviços não essenciais em Ribeirão Preto devido à pande­mia do novo coronavírus.

A partir daquela data, as escolas municipais adotaram a modalidade de ensino remoto, numa parceria entre diretores e vice-diretores das unidades escolares, coordenadores pe­dagógicos, docentes e Secreta­ria da Educação para planejar ações e atividades.

Postagens relacionadas

Larga Brasa

Redação 1

ESCORPIÃO – Ataques passam de 1.800 em RP

William Teodoro

Capital paulista detecta primeiro caso da BA.2, sublinhagem da Ômicron

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade