Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Pedro II entra no Junho

ALFREDO RISK

Luzes alaranjadas ilumi­nam a fachada do Theatro Pe­dro II, no Quarteirão Paulista, Centro Histórico de Ribeirão Preto, desde domingo, 4 de junho. A iluminação especial será mantida até dia 10 em apoio à luta contra queimadu­ras, uma das condições mais devastadoras na saúde, que pode ser evitada com a preven­ção de acidentes.

Depois do Junho Laranja, o espaço cultural voltará a exibir o vermelho, entre 11 e 14 de ju­nho, Dia Mundial do Doador de Sangue, pra alertar sobre a importância da doação para salvar vidas – o Junho Verme­lho, que já deixou o teatro com esta cor entre 1º e 3 de junho. No sexto mês do ano são rea­lizadas campanhas de preven­ção e conscientização sobre a saúde do sangue.

Além do Junho Vermelho, também acontece o Laranja, campanha que busca difundir informações sobre queimadu­ras e doenças como anemia e a leucemia, causadas por defici­ências nas células sanguíneas. Entre os dias 15 e 30, a fachada do Pedro II ficará iluminada de branco e azul para celebrar os 167 anos de Ribeirão Preto (dia 19 de junho).

A prevenção de acidentes é a principal mensagem deste 6 de junho, Dia Nacional de Luta contra Queimaduras, criado pela lei número 12.026/2009. Além de afetar pessoas de to­das as idades, as queimaduras costumam causar muita dor e longos períodos de internação, deixando sequelas eternas e, em casos mais graves, causan­do a morte.

No ranking dos acidentes mais comuns estão aqueles com álcool em churrasquei­ras, disco de arado, espiritei­ras, rechaud (dispositivos para preparar/aquecer alimentos); acidentes de trabalho; escalda­duras com líquidos superaque­cidos e choques elétricos.

Em apenas um mês, cerca de 3.300 pacientes recebem atendimentos de urgência e emergência na Unidade de Queimados do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto. Além disso, a unidade realiza uma média de 830 internações e 400 cirurgias de alta comple­xidade todos os meses.

A Unidade de Emergên­cia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto conta com 171 leitos de internação. Por serem resultados de aciden­tes, as queimaduras podem ser evitadas com campanhas de conscientização.

Em 26 de outubro de 2021, a Fundação de Pesquisas Mé­dicas de Ribeirão Preto (Fu­peme) inaugurou oficialmente a nova ala para atendimento de queimados da Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Me­dicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCFMRP/USP).

Postagens relacionadas

Larga Brasa

William Teodoro

PUBLICIDADE: O Casamento da Dona Baratinha

Redação 1

Em 15 anos, Fiocruz mobiliza R$ 800 milhões para viabilizar projetos

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade