Tribuna Ribeirão
DestaqueEsportes

Paulistão médio, Copa do Brasil e projeção para Série B 

Pantera decepcionou no estadual, mas está novamente na terceira fase da maior competição nacional (Raul Ramos)

O Botafogo venceu o Anápolis, faturou mais R$ 2,2 milhões na Copa do Brasil e agora tem um período de pouco mais de um mês para preparar o início do Campeonato Brasileiro da Série B. Por isso, preparamos um material para avaliar a primeira parte da temporada Tricolor.  

Paulistão  

A campanha no Paulistão deixou a desejar. Com o elenco montado, que possui folha salarial na faixa de R$ 2 milhões por mês, esperava-se que o time brigasse pela classificação para as quartas de final.  

Entretanto, em 12 partidas disputadas, o Botafogo conquistou três vitórias, três empates e seis derrotas. É bem verdade que o time de Paulo Gomes não correu riscos reais de queda. O bom começo na competição compensou a irregularidade ao longo do Paulistão. Ao todo foram 12 pontos, com somente oito gols marcados e outros 16 sofridos.  

Instabilidade na defesa  

Nas primeiras cinco rodadas foram oito pontos conquistados. Depois o Pantera embalou quatro derrotas consecutivas, que foram pautadas em diversos erros individuais do sistema defensivo.  

Os goleiros João Carlos e Michael Fracaro cometeram falhas importantes e trouxeram muitas dúvidas para a posição. João errou contra a Ponte e Inter de Limeira, em lances capitais, que culminaram em gols.  

Contra o Corinthians foi a vez de Lucas Dias e Wallison cometerem falhas graves e mais uma vez o Botafogo sofrer uma derrota acachapante na competição.  

Ataque improdutivo  

Apesar dos inúmeros erros defensivos, o ataque inspirou mais preocupação. Os oito gols marcados nos 12 jogos é o pior desempenho do Pantera desde o retorno a elite do futebol paulista, em 2009.  

É bem verdade que a lesão de Leandro Pereira dificultou o desenvolvimento do setor e ele acabou ficando nove jogos fora de combate. Alex Sandro e Negueba tiveram bons desempenhos, mas os outros performaram mal. Toró, Douglas Baggio e Tiago Alves tiveram desempenho abaixo. O português, inclusive, já acertou sua saída do Botafogo.  

Essa será a grande missão de Paulo Gomes na intertemporada: melhorar o desempenho ofensivo do time.  

Apesar da falta de acertos no ataque, o principal destaque do time é da posição. Alex Sandro, que chegou como aposta da Tombense, até aqui é o artilheiro do Fogão na Copa do Brasil e já soma 6 gols em 14 jogos no ano.  

Leandro Maciel  

Principal contratação para a temporada, Leandro Maciel rapidamente de destacou e virou o grande nome do time. Porém, diante do Guarani, o meia argentino sofreu uma grave lesão e está fora da temporada.  

Copa do Brasil  

Se no Paulistão as coisas não andaram tão bem, o mesmo não pode ser dito da Copa do Brasil. Classificado para a terceira fase da competição pela segunda vez na história, o Tricolor eliminou Nova Venécia e Anápolis e segue vivo na maior competição do futebol brasileiro.  

É bem verdade que as classificações vieram com alta dose de emoção. Ambas as vitórias foram de virada. Diante do time goiano, o Botafogo ainda contou com o goleiro Michael Fracaro pegando pênalti no último minuto de jogo. O Pantera aguarda o sorteio para saber quem será seu próximo adversário.  

Mister Paulo Gomes  

Em sua primeira experiência no Brasil, Paulo Gomes chegou cheio de desconfiança ao Pantera. De cara, o time apresentou ideias novas, bom posicionamento e jogos consistentes. As primeiras quatro partidas deixaram o torcedor empolgado.  

Porém, com a sequência de quatro derrotas, os problemas da equipe ficaram mais expostos. Como já citado acima, a falta de gols dificultou a campanha botafoguense no Paulistão. Entretanto, nem tudo foi culpa do treinador.  

Ao longo dos jogos o Botafogo criava chances, mas desperdiçava e se colocava em situações difíceis dentro das partidas.  

As mexidas do treinador também foram alvo de críticas. Sempre nas segundas partes dos jogos o Pantera caia de produção. Isso também é um ponto importante para observação.  

Janela de transferências  

A transição do Paulistão para a Série B terá um pouco mais de um mês. Neste período o Pantera deve ir ao mercado para se reforçar. Porém, o investimento não será em volume de atletas e sim em chegadas pontuais.  

Segundo apuração feita pelo Tribuna Ribeirão, a tendência é que o Botafogo busque quatro jogadores no mercado. Um volante, um meia e dois atacantes são as prioridades. O Departamento de Futebol já tem um mapeamento de mercado e muito breve os novos atletas devem ser anunciados.  

O Botafogo estreia na Série B diante do América-MG. A tendência é de que o campeonato comece em data perto do dia 20 de abril.  

 

 

 

 

Postagens relacionadas

DER vai instalar mais 649 radares 

Redação 2

Três vítimas em acidente provocado por motorista embrigado na rodovia Anhanguera

Redação 1

Há 22 anos, Rincón marcava seus primeiros gols com a camisa do Corinthians

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade