Tribuna Ribeirão
Cultura

Osrp apresenta ‘Pedro e o Lobo’

A Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto voltará ao palco do Theatro Pedro II, no Quar­teirão Paulista, no Centro His­tórico, para apresentar mais uma edição da série Juventude tem Concerto, ainda em for­mato online, com a execução de “Pedro e o Lobo”, obra-pri­ma do compositor russo Sergei Prokofiev (1891-1953).

O espetáculo será nesta terça-feira, 12 de outubro, fe­riado de Nossa Senhora Apa­recida – Padroeira do Brasil, em comemoração ao Dia das Crianças, e terá início às 10h30, com transmissão pelo YouTube da Osrp e da Fun­dação Pedro II. A regência será do maestro Reginaldo Nascimento.

A obra “Pedro e o Lobo” foi escrita em 1936 pelo compo­sitor russo Sergei Prokofiev. É uma história infantil contada através da música, com a par­ticipação de um narrador. Foi composta com o principal objetivo de mostrar às crian­ças as sonoridades dos diver­sos instrumentos e, para isso, cada personagem da história é representada por um ins­trumento musical diferente.

Além disso, também há uma melodia para cada perso­nagem, que é tocada de acor­do com o decorrer da história. Pedro é representado pelas cordas, o Avô é representado pelo fagote, o Gato pelo clari­nete, a Pata pelo oboé, o Pas­sarinho pela flauta transver­sal, o Lobo pelas três trompas e os Caçadores pelas madeiras e tímpanos.

Pedro é um jovem que vive com o seu avô no campo. Um dia, Pedro deixa a porta do jardim aberta, e a Pata, Sô­nia, aproveita a oportunidade para nadar na lagoa. Enquan­to ela nada, estão juntos o Pássaro Sacha e o Gato Ivan. O avô rabugento de Pedro o traz de volta para o jardim e fecha a porta no caso de al­gum lobo vir.

Porém Pedro é teimoso, desobedece a seu avô e tem a ideia de capturar o lobo, que pouco tempo depois sai do bosque à procura de comida. Assim que é avistado, o Gato Ivan sobe pela árvore, mas a Pata Sônia, que saiu calma­mente da lagoa, acaba sendo comida pelo lobo. Nesse mo­mento começa a caçada de Pedro, com a ajuda de Ivan e Sacha para salvarem Sônia.

O público poderá acom­panhar o espetáculo pelos ca­nais da Orquestra Sinfônica e da Fundação Dom Pedro II no YouTube. O evento é uma realização do Ministério do Turismo (MTur), Associação Musical de Ribeirão Preto – mantenedora da Osrp – e Theatro Pedro II.

A Orquestra Sinfônica
A Orquestra Sinfônica tem cerca de 40 músicos sob a regência do maestro titu­lar Reginaldo Nascimento e é mantida pela Associação Musical de Ribeirão Preto, criada em 1921 por músicos e abnegados como Max Barts­ch. Fez sua primeira apresen­tação em 1938.

Desde então, a Osrp fun­ciona de modo ininterrupto e vem desenvolvendo impor­tantes projetos que difundem a música erudita, reafirmando seu papel de destaque no setor artístico e nos cenários muni­cipal e nacional. Já são mais de 1.400 concertos oficiais em âmbito nacional e internacio­nal. Desenvolve importantes projetos que difundem a mú­sica erudita, além de contar com uma escola de canto co­ral com 120 alunos e três co­ros – Coro de Câmara, Coro Lírico e Coro Juvenil.

Em, 15 de maio, a Or­questra Sinfônica de Ribeirão Preto abriu a temporada 2021 da série Concertos Interna­cionais, com a execução das obras “Concerto para piano nº 1 em dó maior” e a “Sinfonia nº 1 em dó maior”, de Ludwig van Beethoven (1770-1827), e participação do pianista Car­los Vogt. No mesmo final de semana retomou a série Ju­ventude tem Concerto.

Postagens relacionadas

‘O amor tem de ser brega’

Redação 1

Vanessa da Mata faz show no Pedro II

Redação 1

Bandalheira do Bem faz Live de Natal

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade