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Ônibus: Centro ganhará terminal

ALFREDO RISK

Vinte e três anos depois do então prefeito Luiz Roberto Já­bali (PSDB) desativar o termi­nal de ônibus da praça Carlos Gomes, na região Central da cidade, o governo Duarte No­gueira (PSDB) decidiu cons­truir um novo equipamento no Centro de Ribeirão Preto.

O Tribuna apurou que o equipamento deverá ser cons­truído em um terreno na rua Mariana Junqueira, entre as ruas Álvares Cabral e Tibiriçá. O imóvel, atualmente utilizado por uma empresa que gerencia estacionamento de veículos, até o inicio dos anos 2000 era ocupado pela CPFL Paulista.

Entre os anos de 1986 e 1999, a praça Carlos Gomes teve um terminal do transpor­te coletivo urbano por onde passavam linhas importantes, algumas ainda no sistema de trólebus (ônibus elétricos, com cabos). Porém, foi desativado pelo então prefeito Luiz Ro­berto Jábali sob o argumento de que melhoraria o trânsito na região Central da cidade. O ex-prefeito faleceu em de­corrência de leucemia, em 8 de agosto de 2004, Dia dos Pais, aos 67 anos.

Além do Terminal Carlos Gomes, a administração Já­bali também desativou, em 1999, o Terminal Antônio Achê, ao lado do Mercado Municipal, o Mercadão Cen­tral, onde foi construído o Centro Popular de Compras (CPC). Em 2015, na gestão Dárcy Vera, o Terminal Dou­tora Evangelina de Carvalho Passig foi inaugurado ao lado do popular “Camelódromo”.

Os recursos para a de­sapropriação do terreno e a construção do novo terminal estão previstos no projeto de lei enviado para a Câmara de Vereadores. No qual o Execu­tivo pede autorização para fa­zer um financiamento junto à Caixa Econômica Federal no valor de R$ 97 milhões. Deste total, R$ 4.594.778 se­riam reservados para a de­sapropriação da área e R$ 7 milhões para a construção do equipamento.

De acordo com a apura­ção feita pelo Tribuna, o local é considerado estratégico por ficar perto da avenida Doutor Francisco Junqueira. Essa pro­ximidade permitirá que os ônibus do transporte coletivo oriundos das regiões Norte e Leste da cidade possam che­gar ao futuro terminal por esta via. Os veículos chega­riam pela rua Álvares Cabral e sairiam para os bairros des­tas regiões pela Tibiriçá.

No primeiro mandato da ex-prefeita Dárcy Vera (2009 a 2012), a construção de um terminal no local foi cogitada, mas a ideia não saiu do papel. Desde que assumiu o transpor­te coletivo em Ribeirão Preto, em maio de 2012 o Consórcio PróUrbano – grupo conces­sionário do serviço formado por Rápido D’Oeste (50%) e Transcorp (50%) – construiu oito estações e terminais.

No total, foram investidos R$ 23,8 milhões com parte da outorga do contrato. Em Ribeirão Preto, o Consórcio PróUrbano tem uma frota com 354 ônibus e opera 117 linhas. Dados da Empresa de Trânsito e Transporte Urba­no de Ribeirão Preto (Tran­serp) indicam que houve um aumento de 132,1% no volu­me de passageiros em cerca de quatro meses.

Passou de aproximadamen­te 56 mil por dia em junho para 130 mil atualmente. São 74 mil a mais. Em 16 de feve­reiro, o valor da passagem de ônibus foi reajustado em 19%. A tarifa do transporte coletivo urbano saltou de R$ 4,20 para R$ 5, acréscimo de R$ 0,80.

Terminais de ônibus em RP
– Terminal de Bonfim Paulista
Rua Professor Felisberto Almada nº 450
– Terminal Doutora Evangelina de Carvalho Passig
Alameda Botafogo nº 120 – ao lado do CPC
– Terminal do Hospital das Clínicas (Unidade Campus)
Rua Hélio Lourenço s/nº, Vila Monte Alegre
– Terminal Leste – Vila Abranches
Rua Professor Joaquim de Faria nº 215
– Terminal Nordeste – Ribeirão Verde
Rua Emigdio Rosseto nº 2.210
– Terminal Oeste – Jardim José Sampaio
Avenida Octavio Golfeto nº 100
– Terminal do RibeirãoShopping
Rua Paola Scatena nº 50 (Jardim Califórnia)
– Terminal Sudeste – Jardim São José
Rua Professor Garibaldi Biasoli nº 320

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