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Obra em avenida será por etapas

FOTO: FERNANDO GONZAGA

As obras de mobilidade e de restauro e revitalização da cente­nária avenida Nove de Julho, um dos cartões postais de Ribeirão Preto, será feita simultaneamen­te por três equipes de trabalha­dores da Construtora Metro­politana, do Rio de Janeiro, que venceu a concorrência pública.

Na quarta-feira, 14 de ju­nho, a empresa apresentou um detalhado plano de execução aos representantes dos setores do comércio e de serviços. Se­rão três frentes de trabalho. A primeira vai se concentrar na restauração da avenida e na construção de um corredor ex­clusivo para ônibus em toda a extensão da Nove de Julho.

Outra equipe vai construir uma galeria de águas pluviais na rua Comandante Marcon­des Salgado, enquanto a tercei­ra turma vai fazer uma galeria idêntica na rua São José. As duas galerias vão solucionar o alagamento da região Central.

Vão criar uma ligação subterrânea entre as avenidas Nove de Julho e Doutor Fran­cisco Junqueira. Hoje, as águas da chuva que descem do Alto da Cidade, acumulam na re­gião do Shopping Santa Úrsula e, em seguida, ainda mais abai­xo, em outras ruas do Centro. Com a construção das duas galerias, descerão subterrane­amente, direto para o córrego Retiro Saudoso.

Para evitar grandes inter­venções no trânsito, os trabalhos serão executados a cada dois quarteirões, tanto nas ruas Mar­condes Salgado e São José quan­to na avenida Nove de Julho. A ideia é que as obras não inter­rompam o funcionamento do comércio e da prestação de ser­viços na centenária avenida, que abriga um dos principais centros comerciais de Ribeirão Preto.

Cada equipe contará com 25 homens, além de um coordena­dor específico. E o canteiro de obras, com refeitório, almoxa­rifado, oficina e banheiros, será montado na Nove de Julho entre a Floriano Peixoto e a Marechal Deodoro, num trecho do cantei­ro central onde não há árvores.

Plantadas em 1949 e tom­badas em 2008, todas as sibipi­runas serão preservadas, assim como os paralelepípedos e os azulejos portugueses que for­mam os mosaicos do canteiro central. Eles serão retirados e recolocados de forma total­mente alinhada.

No caso dos paralelepípe­dos, depois de retirados, será feita uma compactação de ter­ra no subleito. Em seguida, a base do solo receberá uma ca­mada de brita e, sobre ela, ou­tra camada de 12 centímetros de concreto armado. Depois, o piso ainda receberá um berço de areia compactado.

Somente após esta etapa, receberá novamente os para­lelepípedos, que não correrão o risco de voltar a sofrer os desníveis atuais que, há vários anos, têm incomodado moto­ristas e usuários de ônibus. Nos próximos dias, a Construtora Metropolitana vai apresentar um cronograma detalhado de cada trecho da obra.

Por fim, receberá uma or­dem de serviço assinada pelo prefeito Duarte Nogueira (PSDB) para início dos traba­lhos. A Construtora Metropo­litana venceu a licitação e vai receber R$ 31.132.101,77 pelo serviço. O prazo para a execu­ção das obras é de doze meses.

“A Nove de Julho faz parte da história de Ribeirão Preto. Sua restauração e os outros be­nefícios que a obra trará, como o corredor de ônibus e as ações antienchente, são um presente para todos nós, ribeirão-preta­nos, neste aniversário da cida­de”, diz o prefeito.

Após a conclusão das obras de mobilidade e de restauro e revitalização da centenária ave­nida Nove de Julho, o estaciona­mento de veículos no canteiro central será proibido por causa da implantação de corredor de ônibus do transporte coletivo.

Além de representantes das secretarias de Obras Públicas, Casa Civil e Água e Esgotos e da Empresa de Trânsito e Trans­porte Urbano (Transerp), parti­ciparam da reunião os dirigen­tes da Associação Comercial e Industrial (Acirp), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDLRP), do Sindicato de Hotéis, Bares, Res­taurantes e Similares de Ribeirão Preto, Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto (Sin­covarp) e do Grupo Multiplan.

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