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Namorados devem gastar até R$ 230

ALFREDO RISK/ARQUIVO

O varejo de Ribeirão Preto projeta aumento médio entre 7% e 10% nas vendas do Dia dos Namorados, celebrado na próxima segunda-feira, 12 de junho, na comparação com o mesmo período do ano pas­sado. O tíquete médio do pre­sente deve variar entre R$ 180 e R$ 230.

Em 2022, as vendas do co­mércio ribeirão-pretano avan­çaram 1,14% em junho, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Ape­sar das celebrações do Dia dos Namorados, houve queda de 5,23%, em média, em relação a maio, segundo a pesquisa.

O levantamento é pelo Centro de Pesquisas do Vare­jo (CPV), mantido pelo Sin­dicato do Comércio Varejista de Ribeirão e Região (Sinco­varp) – atende 43 cidades – e pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL RP). A cidade costuma registrar média de vendas acima da nacional por já ser um consolidado polo de consumo regional.

“Milhares de consumido­res de municípios próximos optam por fazerem suas com­pras no Comércio Tradicional ou nos shoppings de Ribeirão, devido à grande variedade de produtos, preços e promo­ções”, analisa Diego Galli Al­berto, pesquisador e coorde­nador do CPV.

“Com o horário especial do comércio no feriado de Cor­pus Christi, nesta quinta-feira, dia 8 (abertura facultativa, das nove às 18 horas) e mais o sá­bado (10), a tendência é de que tenhamos lojas movimentadas nesses próximos dias”, emenda o pesquisador do CPV.

Campeões de vendas
A pesquisa também apurou que os segmentos campeões de vendas serão: roupas; lingeries e peças íntimas; calçados, bolsas e acessórios; perfumes, cosmé­ticos e maquiagem; bombons e chocolates; e flores.

A projeção é de que outros segmentos também tenham impacto positivo, como o de bares e restaurantes, hotéis e motéis, turismo e viagens, sa­lões de beleza e tratamentos estéticos, entre outros. O CPV projeta que 65% dos consumi­dores têm a intenção de presen­tear no Dia dos Namorados.

O índice está um pouco aci­ma da média nacional estimada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em par­ceria com a Offerwise, que é de 61%. A pesquisa também apon­ta que desses, 65% que preten­dem ir às compras.

Outros 36% têm intenção de gastar um pouco mais do que no ano passado, enquanto 12% têm intenção de gastar menos. Tam­bém que 34% dos consumidores vão comprar presentes mesmo com outras contas em atraso e 12% deixarão de pagar alguma conta para poder presentear no Dia dos Namorados.

“Tudo indica que a grande maioria dos consumidores não vai deixar de aproveitar opor­tunidades de comprar pagando menos, exercitando a criativida­de. Alguns até estão dispostos a fazer sacrifícios financeiros para agradar a pessoa amada”, diz.

Porém, Galli Alberto ressal­ta que “o risco será calculado, sempre de olho no orçamento. E essa cautela se justifica muito pela incerteza provocada pela atual política econômica que não dá sinais claros de estabili­dade para o segundo semestre de 2023”, finaliza.

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