Tribuna Ribeirão
Política

Moro anuncia Valeixo na PF

O futuro ministro da Justi­ça e Segurança Pública, Sergio Moro, anunciou nesta terça-fei­ra (20) o nome do novo diretor da Polícia Federal. O escolhido é o delegado Maurício Valeixo, atual superintendente da PF no Paraná – ele assumiu em de­zembro passado e já exerceu o cargo entre 2009 e 2011. Moro também anunciou o nome da delegada da PF Érika Marena como futura chefe do DRCI (Departamento de Recupera­ção de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional).

“Eu sempre afirmei que seria um tolo se não apro­veitasse pessoas que tralha­ram comigo, especialmente no âmbito da Operação Lava Jato, porque essas pessoas já provaram tanto sua integri­dade quanto sua eficiência”, disse Moro após o anúncio no CCBB (Centro Cultural Ban­co do Brasil), onde está insta­lada a equipe de transição.

Moro disse que uma das missões de Valeixo à frente da PF será a de direcionar as investigações da instituição contra crimes de corrupção e o crime organizado.

Antes de assumir a PF no Paraná em 2017, Valeixo co­mandou a Dicor (Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado), coorde­nou a divisão de repressão a drogas e foi diretor das áreas de Inteligência Policial e de Gestão de Pessoal. O delegado também foi adido da polícia em Washington.

O DRCI, que será co­mandado pela delegada Éri­ka Marena, é o responsável pela recuperação de recur­sos oriundos de atividades criminosas e pelos acordos jurídicos entre o Brasil e ou­tros países.

Marena ganhou notorie­dade em 2017 depois que o então reitor da UFSC (Uni­versidade Federal de Santa Catarina) Luiz Cancellier se suicidou, em outubro. Um mês antes, ele havia sido de­tido pela PF sob a suspeita de fazer parte de um esquema de desvios de recursos públicos da universidade. As investi­gações foram comandadas por Marena, mas a participa­ção de Cancellier no esque­ma não foi comprovada.

Postagens relacionadas

Índice de eficiência dos municípios despenca

William Teodoro

Servidor inadimplente não terá ‘promoção’

Redação 1

Assembleia do Rio decide soltar Picciani, Melo e Albertassi

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade