Tribuna Ribeirão
Artigos

Mais caminhos para a mobilidade

Há uma semana, na quinta-feira passada, dia 4, assinamos as ordens de serviço para início de mais duas obras do programa Ribeirão Mobilidade. A primeira delas é o Trecho 1 do Corredor Leste-Oeste e a segunda, o Corredor do Quadrilátero Central. As duas obras têm valor licitado de R$ 46,9 milhões. Na primeira delas o trabalho já está em pleno andamento, com funcionários e máquinas em campo. A segunda começa nos próximos dias, porque estamos acertando com as entidades que representam os comerciantes e comerciários do Centro um cronograma de obras factível e com o menor transtorno possível.

Vamos criar um cronograma de obras para o Centro junta­mente com os comerciantes, de modo que elas não atrapalhem o trânsito em datas especiais para o setor, como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Natal entre outras. Vamos tomar esse cuidado, porque mesmo nos dias comuns para o comércio, a obra do Centro e dos demais corredores a se iniciarem em breve também não causarão transtornos ao trânsito. São obras que serão executadas trecho a trecho e, portanto, a interdição será muito pontual para reduzir ao máximo os percalços que obras desse vulto podem causar.

As duas obras integram o programa Ribeirão Mobilidade, que abrange 30 grandes obras de intervenção viária para melhorar o trânsito e o transporte público em toda a cidade. Das obras pro­jetadas, 18 já estão concluídas, inclusive seis dos 11 corredores de ônibus que interligarão toda a cidade, numa malha de 56 quilô­metros de extensão, com faixas exclusivas para ônibus, tornando mais ágil o transporte público e o fluxo dos demais veículos. Uma transformação significativa para a cidade, cujos primeiros resulta­dos já são sentidos nas obras entregues.

De Norte a Sul, os corredores começam no Ribeirão Verde e seguem até o Ribeirão Shopping, na extremidade oposta da cida­de. De Leste a Oeste, os corredores começarão na Lagoinha, na avenida Presidente Kennedy, e chegarão até a rotatória Alceu Paiva Arantes, nos bairros Jardim Procópio e José Sampaio, passando antes pelo Centro e diversos bairros. São cerca de 3 milhões e 500 mil usuários de ônibus que serão beneficiados mensalmente, além de mais de um milhão de veículos, de Ribeirão Preto e região, que circulam diariamente pela cidade.

O programa Ribeirão Mobilidade inclui em suas metas 650 quilômetros de asfalto novo (distância maior que a ida e volta de Ribeirão Preto a São Paulo) em 1.623 ruas, travessas e avenidas por toda a cidade, passando por 120 bairros. Até o próximo ano, outros 170 quilômetros de novos trechos serão licitados, chegan­do a 820 quilômetros de asfalto novo, atingindo mais de 60% dos bairros. É por isso que qualquer pessoa que passe por pelo menos três bairros de nossa cidade vai encontrar asfalto novo nas ruas.

A situação das vias hoje em Ribeirão Preto é totalmente dife­rente da que encontramos na cidade no início de 2017. Havia um cenário de ruas totalmente esburacadas, com algumas literalmente se desmanchando. Agora, além das grandes obras de mobilidade como corredores estruturais de ônibus, pontes, viadutos e túnel temos asfalto novo por toda a cidade. As obras aconteceram e acontecem em todas as regiões, graças à recuperação das finanças da prefeitura e à melhora na capacidade de investimentos, com recursos próprios e de outras instâncias de governo.

E seguimos buscando novos recursos para investimentos. Na terça-feira, dia 9, durante o 65º Congresso Estadual de Municípios, fiz reivindicações ao governador Tarcísio de Freitas, sendo a princi­pal delas o repasse de recursos para recapeamento e pavimentação de vias. Trabalhando desta forma, teremos uma das melhores – se­não a melhor – malhas viárias de cidades do porte de Ribeirão Preto.

Postagens relacionadas

Muito mais que um acidente

William Teodoro

AVC ou derrame cerebral: é possível prevenir

Redação 1

Escola, Educação e Inteligência (8)

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade