Tribuna Ribeirão
Política

Lula lança produção de caças da Embraer

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, nesta terça-feira, 9 de maio, da inauguração da linha de pro­dução da aeronave Gripen, na fábrica da Embraer, na cidade de Gavião Peixoto, na região de Araraquara e São Carlos. O ato é resultado do contrato da empresa sueca Saab com a Força Aérea Brasileira (FAB), que prevê a entrega de 36 ca­ças Gripen até 2027, além da transferência de tecnologia para o Brasil.

Para o ministro da Defesa, José Múcio, a parceria fortale­ce a indústria nacional e eleva o Brasil a patamares “cada vez mais amplos” no desenvolvi­mento tecnológico para defe­sa nacional. “A transferência de tecnologia e a capacidade de produção da aeronave em Gavião Peixoto nos permitem a autossuficiência em delica­das fases do processo produ­tivo”, disse, durante cerimônia ao lado do presidente Lula.

Das 36 aeronaves previstas em contrato, 13 caças serão fa­bricados na Suécia. Oito terão a produção iniciada na Suécia e concluída no Brasil e 15 se­rão fabricados integralmente na unidade da Embraer. Para isso, engenheiros e técnicos brasileiros passaram por trei­namento na sede da Saab, em Linköping, na Suécia.

Atualmente, quatro dos aviões já estão operacionais na Base Aérea de Anápolis (GO) e outros dois chega­ram ao país na última sex­ta-feira (5). Com a parceria, a fábrica da Embraer passa a contar com o ecossistema completo para os caças nas fases de desenvolvimento, testes e, agora, produção. Na unidade estão em funciona­mento também o Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen e o Centro de En­saios em Voo.

O caça F-39 Gripen foi es­colhido pelo programa FX-2, da FAB, numa concorrência concluída na gestão da pre­sidenta Dilma Rousseff, em 2013, destinada à substituição da frota de aviões de caça da Aeronáutica. Para o ministro Múcio, o contrato para o de­senvolvimento e a produção das aeronaves Gripen traz “novos horizontes na capaci­dade de prover a defesa aérea compatível com dimensões continentais desse país”.

“Muito mais do que uma evolução nos meios de defe­sa aéreo, o advento do caça Gripen permite ao país um aumento significativo de sua capacidade operativa, de aquisição de alvos, de efici­ência, podendo atuar ao lon­go alcance em conjunto com outras estrelas da Embraer, o KC- 390, por meio da capaci­dade de reabastecimento em voo”, explicou.

O Programa Gripen inte­gra as ações voltadas para a renovação da infraestrutura das Forças Armadas, proces­so que também conta com os projetos do submarino nu­clear brasileiro e do blindado Guarani. O presidente Lula deixou a cerimônia por vol­ta das 12h30 sem discursar. Também não deu entrevistas à imprensa.

Postagens relacionadas

Partidos já vão atrás de Moro por 2022

Redação 1

Impasse sobre reajuste da tarifa completa 30 dias

Redação 1

TasJustiça proíbe propaganda do governo sobre Previdência

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade