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Economia

Investindo no mercado brasileiro de games em 2022

Mercado de games é crescente em todo o mundo - Foto unsplash

Ao contrário de muitos outros setores que foram drasticamente afetados pela pandemia de covid-19, a indústria de games tem sido muito mais resistente. A maioria dos desenvolvedores de jogos testemunhou um número recorde de usuários e downloads no ano passado, quando milhões de pessoas voltaram para consoles, PCs e dispositivos mobile em meio ao isolamento social.

O jogo online, comumente referido como iGaming, mudou as regras dos jogos land-based e, agora, a maioria dos jogadores desfrutam de seus jogos de cassino preferidos na Internet, sem sair de casa. Para o brasileiro, isso significa acesso a jogos de azar de forma prática, rápida e legal.

A sigla inglesa “iGaming” faz referência às máquinas caça níquel. O conceito de iGaming, de forma simplista, diz respeito a todo o conjunto de jogos de cassino que existe na internet. Desde roletas, pôquer, Blackjack, apostas esportivas ou bingo. Para ficar por dentro de tudo que rola sobre o assunto, há disponível um guia para iniciantes em jogos de azar por SPCasinos.

Esses jogos são possíveis de acessar e apostar pelos celulares, smart tv, tablets, etc. A adaptação desses jogos de cassino ao mundo virtual os fizeram adotar características de Gaming. Isto é, aspectos encontrados nos vídeos games são vistos nos cassinos online e ajudam os clientes a valorizar a experiência do jogo.

O mobile segue em alta

A Newzoo prevê que os jogos para celulares tenham movimentado US$ 90,7 bilhões em 2021, crescendo 4,4% no ano. Isso representa mais da metade do mercado global de jogos, já que o segmento é menos afetado pelos efeitos da pandemia do que o de  jogos para PC e console.

Qual é a perspectiva do mercado de jogos?

O mercado de jogos continuará crescendo nos próximos anos, ultrapassando US$ 200 bilhões ao final de 2023, seguindo a média estimada de alta de 7,2% entre 2019 e 2023 para US$ 204,6 bilhões. Os jogos para celular serão o segmento de crescimento mais rápido nos próximos anos.

Como investir em games

O setor de games atraiu atenção neste início de ano pelas movimentações bilionárias que evidenciaram o seu potencial de crescimento. Para os brasileiros que desejam surfar essa onda, que envolve até o metaverso, há opções acessíveis para investir nesses ativos.

Mês recheado. O setor de games, que fatura mais que o de filmes e o de músicas, encerrou o mês de janeiro com grandes negócios fechados:

– A Take-Two, produtora do “GTA”, estreou as compras do ano com a aquisição da fabricante de jogos para celular Zynga por US$ 12,7 bilhões (R$ 68 bi).

– No maior negócio da história da indústria, a Microsoft, dona do Xbox, comprou a produtora Activision Blizzard, de “Call of Duty” e “Tony Hawk’s”, por US$ 75 bilhões (R$ 402 bi).

– A Sony, do PlayStation, contra-atacou com a compra da desenvolvedora de jogos Bungie, criadora do “Halo”, por US$ 3,6 bilhões (R$ 19 bi).

– Os IPOs e as fusões e aquisições do setor devem ultrapassar US$ 150 bilhões em 2022, segundo o banco de investimentos Drake Star Partners.

Opções para investir no setor:

BDRs: recibos negociados na B3 que acompanham o desempenho dos papéis lá fora e a variação do dólar. Activision Blizzard, Electronic Arts, Take-Two, Roblox e Zynga são exemplos de empresas com BDRs na Bolsa.

Fundos: para quem quer delegar a um gestor profissional a seleção das ações, há plataformas e bancos, como Warren, BB DTVM, Itaú, XP e Vitreo, que lançaram recentemente opções dedicadas ao tema dos games e do metaverso.

ETFs: fundos com cotas negociadas na B3 que seguem índices globais de ações. Um exemplo é o JOGO11, que acompanha o desempenho do índice global ESPO (VanEck Video Gaming and eSports ETF).

A pandemia trouxe um forte crescimento para a indústria global de games, ao levar entretenimento no momento em que as pessoas precisaram ficar mais tempo dentro de casa.

Perspectivas para indústria de games

Graças ao sucesso das campanhas de vacinação, a pandemia vai se aproximando progressivamente do fim. E pesquisas de mercado apontam que a popularidade do setor pode seguir em alta no ambiente de mobilidade normalizada.

O mercado de games atingiu um crescimento anual de receita de mais de 20% em 2020, com um total de mais de três bilhões de jogadores, segundo levantamento da provedora de informações Newzoo, em parceria com a Google.

O mesmo estudo, conduzido com quase 17 mil entrevistados em diversos países, inclusive o Brasil, indica que cerca de 75% dos gamers pretendem manter ou até mesmo aumentar suas atividades envolvendo games.

Adicionalmente, sugere que o crescimento do setor nos próximos pode ser sustentado por tendências da própria cultura gamer, como eventos transmitidos em tempo real e a sociabilidade da rede de jogadores.

Nesse sentido, a pesquisa aponta que o desenvolvimento do metaverso é a próxima grande revolução da do setor, promovendo um nível de interação mais profundo entre a comunidade gamer.

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