Tribuna Ribeirão
DestaqueTurismo

Festuris completa 35 anos realizando sua maior edição 

Na avaliação de agentes de viagens, jornalistas e expositores o FESTURIS dos 35 anos foi o maior e melhor de todos até agora promovidos (Divulgação)

Por Jarbas Cunha – Especial Tribuna Ribeirão 

Em clima de confraternização e boas negociações, o 35º Festuris – Feira Internacional do Turismo de Gramado encerrou suas atividades festivamente na noite de sábado (11). A estimativa é que tenham sido superados em R$ 400 milhões em negócios nos dois dias feira. 

Personalidades como o governador do Rio de Janeiro e os ministros do Turismo do Brasil e do Uruguai participam da solenidade de abertura (Divulgação)

Os números do pré-evento já indicavam que aquela seria mesmo a maior edição de feira todos os 35 anos: crescimento de 23% em relação ao ano passado; 27 mil metros quadrados de área construída, com 400 estande e 2700 marcas reunidas; 15 mil participantes credenciados; 600 profissionais de comunicação, entre eles 26 jornalistas da imprensa internacional e mais de 100 hosted buyers procedentes do Uruguai, Argentina, Peru, Colômbia, México, Republica Dominicana, Estados Unidos, Portugal e Espanha. 

“A cada ano a responsabilidade de entregar um evento com expositores e buyers de qualidade aumenta. Muitos participantes nos abordaram e, com carinho, disseram estar satisfeitos. Nós ficamos muito felizes por esses feedbacks”, explicita a fundadora e CEO do evento, Marta Rossi. A próxima edição acontecerá de 7 a 10 de novembro de 2024. 

Miniaturas das fundadoras 

Aplaudida por Jussara Hoepner, Eduardo e Marta se emocionam ao serem homenageados pelo Mini Mundo (Divulgação)

Em todos os corredores do evento por onde passavam os diretores do evento eram surpreendidos com muitas homenagens pelos 35 anos da feira que é a maior e mais querida do Brasil. Uma das mais emocionantes foi a prestada pelo Parque Mini Mundo de Gramado – por iniciativa de sua diretora, Jussara Hoppner – transformando as empresárias Marta Rossi e Silvia Zorzanella (falecida em 2010) em miniaturas que serão eternizadas naquele parque temático.  

O Mini Mundo também inaugurou – com o prestígio do governador carioca Cláudio Castro – uma nova réplica a enriquecer o seu acervo: a reprodução do prédio da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, conhecido como Palácio Pedro Ernesto. 

 Emoção marcou a solenidade de abertura 

Eduardo Zorzanello e Marta Rossi dão boas-vindas, na solenidade de abertura, aos 15 mil participantes do 35º. Festuris (Divulgação)

Não faltou emoção na solenidade de abertura, realizada na noite da quinta-feira (9) no Palácio dos Festivais de Gramado. O evento foi prestigiado pelos ministros do Turismo do Brasil, Celso Sabino, e do Uruguai, Tabaré Vieira. Também prestigiaram a solenidade, entre outras personalidades, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, e o secretário estadual de Turismo, Luiz Fernando Rodriguez Jr. 

A escolha como tema central de “Capital Humano: a Chave da Transformação” representa, segundo Marta, “uma filosofia de nossa empresa e que direciona todo o nosso trabalho”. 

 Nos discursos foi enaltecido o pioneirismo do Festuris dentro do setor de turismo brasileiro, um evento de muitas mãos que valoriza pessoas e destinos. Eduardo Zorzanello, CEO do Festuris, enalteceu e lembrou a mãe, Silvia Zorzanello, que fundou a feira, em 1989, ao lado da sócia Marta.  

 Na abertura houve apresentação da trupe do Natal Luz, regida pelo maestro Rodrigo Drecksler, com o hino nacional sendo interpretado pela cantora Milena Dailarosa, acompanhada pela Orquestra de Violões de Gramado e pelo acordeonista Felipe Moschem.  

 No encerramento, mais um momento de emoção: a música “O que é, o que é!”, de Gonzaguinha, foi interpretada pela Orquestra de Violões de Gramado, seguido do “Parabéns a Você”, do sopro de velinhas do bolo, acompanhado de Celina e Helena (netas de Marta) e Maria Eduarda (filha de Eduardo). 

 Houve, ainda, a entrega do troféu “Amigos do Festuris”, um reconhecimento a quem trabalha pelo turismo como atividade econômica importante. Foram entregues, ainda, os troféus “Embaixadores do Festuris” aos que se destacaram na promoção e atração de profissionais de turismo para o evento, sendo homenageados Luciano Teixeira e Luciano Bernardo. 

 Medalha de Mérito 

Precedendo a abertura do Festuris, no dia 8, aconteceu na Câmara de Vereadores de Gramado a entrega da “Medalha de Mérito” da Academia Brasileira de Eventos e Turismo à Marta Rossi. Essa Academia, por meio de indicações de seu Colégio Acadêmico já outorgou medalhas do mérito para personalidades como o ministro Walfrido dos Mares Guia (2013) e o presidente Fernando Henrique Cardoso (2015). 

Na mesma noite aconteceu a entrega do troféu Silvia Zorzanello à Jussara Yanez Leite, diretora da Personal Turismo. Também naquela sessão solene o Festuris recebeu uma moção de reconhecimento dos vereadores pela importância do evento no apoio ao desenvolvimento turístico da cidade. 

Pousada Vovó Carolina  

O enviado do Tribuna Ribeirão ficou hospedado na Pousada Vovó Carolina (de propriedade do casal Mariah-João Rossi), uma referência de conforto e hospitalidade da própria hotelaria gramadense. 

 

 

 

Postagens relacionadas

Vacinação contra a dengue vai priorizar jovens de 6 a 16 anos 

Redação 2

Em devoção à santa, professor caminha 135 km até Aparecida

Redação 1

3 a 1 – Botafogo perde e Condé é demitido

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade