Tribuna Ribeirão
Cultura

Espetáculo “(A)manhã do dia seguinte” chega em Cravinhos

O Espetáculo será apresentado no Parque Ecológico da cidade, na avenida Salvador Pagano, às 16 horas, com entrada gratuita. 

No próximo dia 19/04, as artistas Helk Pedrassi e Sofia Monteiro levam o espetáculo “(A)manhã do dia seguinte”, do Núcleo de Pesquisa e Criação PLATAFORMA23 para a cidade de Cravinhos.

A dicotomia entre o insensível, ausência e presença, sensibilidade e afeto tecem o fio condutor de “(A)manhã do dia seguinte”, espetáculo criado a partir de pesquisas realizadas pelas intérpretes/criadoras Helk Pedrassi e Sofia Monteiro.

Com direção coreográfica de Edson Fernandes, o espetáculo tem como proposta explorar um ambiente de sensibilidade e trazer ao público a reflexão sobre um mergulho no universo do outro, o toque e a importância dos olhares, da presença, do afeto e do acolhimento. A obra permeia o encontro, o diálogo e suas nuances. “Em “(A)manhã do dia seguinte”, falamos sobre encontros, relações, o toque, o olhar, as trocas humanas íntimas ou não. O título refere-se a um recorte dessa atmosfera, como se fosse um corte na linha do tempo que considera expressar esse momento num dia, numa manhã ou em uma manhã do dia seguinte”, explica Helk.

A circulação de “(A)manhã do dia seguinte”  que teve início mês passado, em Araraquara, também irá passar por: São Carlos no dia 03/05, em Sertãozinho no dia 17/05 integrando a “Mostra de Teatro de Sertãozinho – “Américo Rosário de Souza” e encerra a circulação em Ribeirão Preto, onde farão duas apresentações sendo uma no dia 24/05 e a última encerrando a circulação no dia 07/06.

Em Cravinhos, o espetáculo “(A)manhã do dia seguinte”  será apresentado no Parque Ecológico da cidade localizado na Avenida Salvador Pagano, às 16 horas, com entrada gratuita.

Antes da apresentação, as artistas ministrarão uma oficina abordando ferramentas e experimentos usados para a construção da obra. A oficina acontecerá a partir das 13h30, no Centro cultural “Chafi Miguel Salomão”, que está localizado na Rua 15 de Novembro, 485. A oficina é gratuita, com classificação indicativa a partir de 14 anos e os interessados em participar não precisam ter conhecimento prévio em dança.

A fim de experimentar, criar e movimentar a cena da dança contemporânea, as artistas Fernanda Monteiro, Helk Pedrassi e Sofia Monteiro criaram em 2021 a PLATAFORMA23, um território móvel de investigação, criação e performance.

Em 2022 nasceu a obra “(A)manhã do dia seguinte” que teve sua estreia realizada na Biblioteca Sinhá Junqueira (Ribeirão Preto), sendo apresentada posteriormente no Teatro Sesi Minas (Uberaba) e no Parque Maurílio Biagi (Ribeirão Preto).

No ano seguinte, a PLATAFORMA23 foi selecionada para participar do Programa de Qualificação em Artes – Dança, resultando na obra “Acúmulo – um diálogo sobre o cansaço” com orientação de Eduardo Fukushima e curadoria de Cássia Navas e Alex Soares.

A realização da circulação do espetáculo “(A)manhã do dia seguinte” acontece por meio do Governo do Estado de São Paulo, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativa – PROAC 04/2023.

Sobre as artistas

Sofia Monteiro – É artista e intérprete-criadora.

É formada em Educação Física e Esporte pela EEFERP- USP Ribeirão Preto e possui curso técnico em dança. Foi co-criadora e performer do Núcleo Volátil, centro de experimentação em dança contemporânea que funcionou em 2019 e 2020. Trabalhou com profissionais como: Patty Brown, Suely Machado, Edson Fernandes, Andrea Barbosa, Fernando Martins, Alexandre Snoop, Renata Celidônio, Ricardo Alves, Eduardo Fukushima e Sandro Borelli. Fez parte da ONG Finac Finoca Almeida Cunha de 2013 a 2020, onde atuou como bailarina, intérprete, ensaiadora e coreógrafa.

Em 2018, participou como preparadora corporal na obra “Cartas ao mundo” da proponente Letícia Iarossi, premiada pelos primeiros trabalhos do ProAc 2018.

Participou do projeto Dança em Dobro com Performance IN-CAIXA (2018), direção de Fernanda Monteiro e provocada por Alex Soares. Em 2019 participou do Núcleo Volátil como coreógrafa e performer a partir da performance Constante Volátil e provocação de Liliane de Grammont. Em 2021 criou a Plataforma23 e em 2023 concluiu a residência “Corpo Vestígio” dirigida por Sandro Borelli em São Paulo. Participou do programa “Qualificação em Artes” sob orientação de Eduardo Fukushima além de ministrar oficinas, cursos e aulas regulares.

Helk Pedrassi – Artista, performer e pesquisadora do movimento.

Trabalhou com diversos profissionais relevantes da dança, como Lili de Grammont, Alex Soares, Fernando Martins, Edson Fernandes, Sandro Borelli e Eduardo Fukushima, a maioria deles através de sua vivência na ONG FINAC. Tem no seu percurso como artista da dança três obras solos autorais:

“O dia de…” , “Cama-leoa” e a mais atual “Matrioska”, estreada no Mulheres em Cena de 2023.

Já foi elenco da Ribeirão Preto Cia de Dança e da residência “Corpo Vestígio” dirigida por Sandro Borelli em São Paulo. Atualmente, através do Programa de Qualificação em Artes, foi orientada por Eduardo Fukushima na construção da obra “Acúmulo – um diálogo sobre o cansaço” que faz parte do repertório da PLATAFORMA23 onde co-existe como intérprete/criadora.

Integra, também, o elenco da Entrefaces Cia de Dança.

 

Serviço

Oficina

Dia: 19/04

Horário: 13h30

Local:  Escola Municipal de Dança de Araraquara (Av. Vicente Jerônimo Freire, 22 – Vila Xavier)

Ingresso: gratuito

Classificação indicativa: 14 anos

 

Espetáculo

Dia: 19/04 (Sexta-feira)

Horário: 16 horas

Local: Parque Ecológico de Cravinhos (Av. Salvador Pagano)

Ingresso: gratuito

 

 

 

Postagens relacionadas

William Hanna, ao lado de Joseph Barbera, criou personagens como Tom e Jerry

Redação 1

Após censura, o “Avesso da Pele” foi parar entre os 10 mais vendidos da Amazon Brasil

William Teodoro

Live traz Leoni Pepe D’Adderio

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade