Tribuna Ribeirão
DestaqueEducação

Escolas municipais voltam do recesso

PREFEITURA DE RIBEIRÃO PRETO

As escolas da rede muni­cipal de ensino de Ribeirão Preto voltam do recesso es­colar nesta segunda-feira, 24 de julho – as férias de meio de ano começaram no dia 17 e terminaram na sexta-fei­ra (21). Em abril, o descan­so também ocorreu entre os dias 17 e 21. Ainda haverá re­cesso em mais um bimestre, de 9 a 11 de outubro.

O ano letivo na rede mu­nicipal de ensino de Ribeirão Preto teve início em 6 de fe­vereiro, e terminará no dia 21 de dezembro. Após esta data, os alunos entram em férias. Já os professores, diretores, mo­nitores, coordenadores, cozi­nheiros e outros profissionais da área entrarão em recesso no dia 22 de dezembro e vol­tarão ao trabalho em janeiro para a preparação do ano le­tivo de 2024.

A Secretaria Municipal de Educação administra 106 es­colas de educação infantil – 36 Centros de Educação Infantil (CEIs) e 43 Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis), além de 29 parcerias ou con­veniadas, com 22.848 crianças. Também responde por 31 es­colas de ensino fundamental (Emef) com 23.296 estudantes.

Tem ainda o Centro de Educação Especial Egydio Pe­dreschi e a Escola Municipal de Ensino Profissional Básico (Emepb) Doutor Celso Charu­ri – eram 958 matriculados no total – e mais 807 estudantes do programa Educação para Jovens e Adultos (EJA). São 139 unidades escolares.

A Educação diz que o re­cesso de apenas uma semana é para recuperar ao máximo o tempo que a pandemia de coronavírus tirou das crian­ças, na escola. Por isso, as aulas na semana que vem já começam com o novo currí­culo implementado em 2022 em pleno funcionamento em todas as séries.

Na segunda-feira, a Secre­taria Municipal da Educação dá sequência ao plano de re­cuperação da aprendizagem dos pequenos estudantes. A meta é compensar os 18 meses fora das salas de aulas, durante a pandemia. Dentre as novas ações, está a ampliação da car­ga horária, com a criação da sexta aula para os estudantes do ensino fundamental.

O Programa Municipal de Alfabetização e Letramento garante dois professores em todas as salas do 1º ao 5º ano para reforçar o aprendizado da garotada, além de aulas parale­las de recuperação, no contra­turno escolar, com ênfase em Português e Matemática.

Também introduziu as ofi­cinas práticas de leitura e de matemática e promoveu uma reestruturação total da Língua Inglesa no fundamental, além de inserir o idioma na educa­ção infantil. No ano passado, a prefeitura ampliou para três o número de aulas de inglês nos anos iniciais (do 1º ao 5º ano).

Foi para cinco aulas nos anos finais (do 6º ao 9º ano), com material didático total­mente novo, em parceria com a Cambridge University Press & Assessment, condizente com o das escolas de Inglês mais eficientes do país. Para com­pletar, desde o início deste ano, o idioma também foi implan­tado nas etapas I e II da Educa­ção Infantil, para os alunos de 4 e 5 anos, da pré-escola.

Desde janeiro de 2022, já foram convocados mais de 1.800 professores, entre con­tratados e efetivos. De 2017 até este ano, foram destina­dos R$ 113 milhões para a construção de novas escolas, sendo que 15 já foram inau­guradas e, até o final do ano que vem, serão 25 novas es­colas entregues à população.

Hoje, todas as escolas tam­bém possuem câmeras de mo­nitoramento e todas elas (mais de 2.560) são interligadas à Guarda Civil Metropolitana. A climatização também está em fase final de implantação, com quase todos os aparelhos de ar-condicionado instala­dos. Também recentemente, mais de 2.500 computadores foram adquiridos.

Uniformes de inverno fo­ram distribuídos. A prefei­tura de Ribeirão Preto man­teve o atendimento para as crianças durante o recesso de julho. Vinte e dois polos mu­nicipais de educação infantil e 28 escolas conveniadas per­maneceram abertos durante o período de férias.

Segundo a Secretaria Mu­nicipal da Educação, o aten­dimento nas férias escolares faz parte do acordo previsto no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) fechado entre a prefeitura de Ribeirão Preto e a Defensoria Pública do Es­tado de São Paulo.

Rede estadual voltará dia 25
Os 3.500.000 estudantes ma­triculados nas escolas estadu­ais das 91 Diretorias Regio­nais de Ensino de São Paulo entraram em férias no último dia 3. No calendário, publicado no Diário Oficial do Estado, a data é a mesma em todas as 5.300 mil unidades vincula­das à Secretaria Estadual de Educação. As aulas retornam em 25 de julho para início do segundo semestre.

Em Ribeirão Preto, a rede estadual conta com 83 escolas. A cidade tem mais de 55.000 estudantes matriculados nas unidades, que atendem alunos dos ensinos fundamental e mé­dio. Na área de abrangência da Diretoria Regional de Ensino são 102 escolas estaduais e mais de 63.000 alunos matriculados.

A DRE é composta por mais 13 municípios: Altinópolis, Bata­tais, Brodowski, Cajuru, Cássia dos Coqueiros, Cravinhos, Luís Antônio, Santa Cruz da Esperan­ça, Santa Rosa de Viterbo, Santo Antônio da Alegria, São Simão, Serra Azul e Serrana.

Dentro do período de recesso, os docentes também tiveram 15 dias de férias, de 3 a 17 de julho. O calendário também prevê o replanejamento em 24 de julho. O cronograma garante o cum­primento dos 200 dias letivos, previstos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), mas cada escola pode organizar de forma autônoma o próprio calen­dário pedagógico e de atividades.

O ano letivo na rede estadual teve início em 3 de fevereiro. As férias vão de 3 a 23 de julho e no dia 24 haverá o replaneja­mento para o segundo semestre, que começa em 25 de julho. As aulas na rede estadual de ensino seguem até 15 de dezembro, segundo a Secretaria da Edu­cação do Estado de São Paulo (Seduc-SP).

Postagens relacionadas

Serviço de manutenção da Saerp pode ocasionar falta d´água no centro

Redação 2

Gasolina e etanol sofrerão reajuste

William Teodoro

Abono de servidor estadual vai subir

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade