O prefeito reeleito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB), nomeou uma comissão para coordenar os trabalhos de transição entre os integrantes da atual administração com os demais setores públicos e produtivos da cidade e representantes da sociedade civil.
Segundo o coordenador da equipe de transição, o secretário adjunto da Casa Civil, Antonio Daas Abboud, não caberá à comissão indicar nomes para o secretariado de Duarte Nogueira. O trabalho, segundo ele, será estritamente técnico para fornecer subsídios ao futuro governo.
Para isso, a prefeitura pretende obter informações atualizadas de todas as secretarias, autarquias, empresas de economia mista, departamentos, fundações e afins e também ouvir os servidores municipais, segundo Daas Abboud. A sociedade civil também terá representantes entre os 14 nomeados para a comissão.
A primeira reunião foi realizada na tarde desta sexta-feira, 4 de dezembro.
Duarte Nogueira deve promover mudanças no alto escalão para a nova gestão, que começa em 1º de janeiro de 2021 e vai até 31 de dezembro de 2024. Uma baixa já está confirmada: o secretário da Fazenda, Manoel de Jesus Gonçalves, vai deixar a pasta. Ele entregou a carta de demissão ao prefeito na quinta-feira (3).
“A próxima gestão é uma nova administração e não um continuísmo. Será um novo governo”, diz Duarte Nogueira. De acordo com o chefe do Executivo, a tarefa dos 14 membros que compõem a Comissão de Abertura do Processo de Transição de Governo será levantar o maior número de informações possíveis para que o processo seja transparente ao ser apresentado à população.
Ele também explica que todos devem considerar os projetos em andamento que estão apresentando resultado, como a construção das novas 15 escolas, contratação de professores, segurança nas unidades escolares com a implantação de duas mil câmeras, a construção do AME Mais Regional e do Idoso, a implantação dos 56 quilômetros de corredores de ônibus e as novas propostas, como a UPA Municipal do Ribeirão Verde.
Nogueira elencou à equipe de transição os aspectos que devem ser considerados, entre eles a zeladoria da cidade, para dar à população de Ribeirão Preto o maior espaço possível de encontro e cartões de visita para o pós-pandemia. “Seremos uma administração global e acolhedora. Mais humana, voltada ao combate a qualquer tipo de discriminação e com olhos voltados aos direitos humanos”, finaliza.
A portaria de nomeação da equipe, com sua composição, foi publicada no Diário Oficial do Município de quinta-feira (3). Segundo o DOM, a equipe será responsável por “compartilhar informações sobre a situação das finanças, gestão, projetos, obras e serviços da prefeitura”.
Também caberá à equipe “promover a articulação dos trabalhos junto a órgãos e entidades da administração municipal, auxiliar no planejamento para a implantação dos compromissos do plano de governo e participar da elaboração de documentos, minutas e projetos”.
A comissão de transição
I – Antonio Daas Abboud (coordenador)
II – Felipe Elias Miguel
III – Ricardo Miguel de Aguiar
IV – Andre Almeida Moraes
V – Ana Lucia Corsino Picão
VI – Lineu Andrade de Almeida
VII – Daniel Marques Gobbi (vice-prefeito eleito)
VIII – Marcelo Cesar Carboneri
IX – Thomaz Perianhes Junior
X – Jose Roberto Bonetti
XI – Jose Mauro de Araujo
XII – Professor Amaury José Rezende
XIII – Professor Alberto Borges Matias XIV – Professora Lilian Rosa