Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Dois vereadores vão para novos partidos

FOTOS: ALFREDO RISK/ ARQUIVO

Começou oficialmente nes­ta sexta-feira, 6 de março, em Ribeirão Preto, o troca-troca de partidos para os pré-candidatos a prefeito e a vereador nas elei­ções municipais de 4 de outu­bro. A maioria das mudanças tem como objetivo possibilitar ao político ingressar em uma legenda capaz de viabilizar sua reeleição. Isso acontece porque, com o fim das coligações pro­porcionais, várias siglas não de­vem conseguir o quociente elei­toral para fazer uma cadeira na Câmara da cidade.

Entre os vereadores, as pri­meiras mudanças serão oficia­lizadas ainda nesta semana. Gláucia Berenice, atualmente no Partido da Social Demo­cracia Brasileira (PSDB), mi­grará para o Democratas. Nes­ta sexta-feira (6), o DEM fará uma cerimônia na sede de seu Diretório Municipal. Além da parlamentar, outros pré-candi­datos assinarão suas fichas de filiação à legenda.

Entre os novos filiados, um deles foi candidato a prefeito de Ribeirão Preto em 2016 e a su­plente de vereadora pelo Parti­do Trabalhista Brasileiro (PTB), Paula Perin. Na eleição de 2016, ela obteve 1.372 votos. Já no sá­bado (7), durante encontro do PSDB, o vereador Maurício Vila Abranches, atualmente no PTB, vai pousar no ninho tucano.

Ele concorreu em seis elei­ções consecutivas para o cargo de vereador em Ribeirão Pre­to, sendo suplente em 2008 e 2012. Em 2016, foi eleito com 3.283 votos. Levantamento fei­to pelo Tribuna revela que pelo menos mais nove parlamenta­res da Câmara devem mudar de legenda antes da próxima eleição municipal.

De acordo com o levanta­mento, também devem mu­dar de partido os vereadores Marco Antônio Di Bonifácio, (Rede), Paulinho Pereira (Ci­dadania), Jean Corauci (PDT), Marcos Papa (Rede), Adauto Marmita (PL), Luis França (PDT), Paulo Modas (PROS), Rodrigo Simões (PDT) e Wal­dyr Villela (PSD).

A legenda que receberá mais parlamentares deve ser o PSDB do prefeito Duarte No­gueira Júnior, com três, segui­do pelo Podemos, com dois, e pelo Movimento da Democra­cia Brasileira (MDB), Partido Socialista Brasileiro (PSB) e Democratas com um parla­mentar cada.

PTB tem novo comando
O Partido Trabalhista Bra­sileiro em Ribeirão Preto tem novo comando desde esta quin­ta-feira, 5 de março, com a pu­blicação pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) da nominata com os doze integrantes da Co­missão Provisória da legenda na cidade. Presidida por Ismael Colosi, atual diretor de proje­tos da Secretaria Municipal de Turismo, o partido fará parte do bloco de apoio do prefeito.

Duarte Nogueira é poten­cial pré-candidato à reeleição. O PTB lançará chapa completa para vereadores nas próximas eleições. Para tentar eleger ao menos um vereador neste ano, o partido adotou a estratégia de não aceitar ninguém que já exerça o cargo ou que te­nha ocupado uma cadeira no Legislativo. A idéia, segundo Colosi, é dar chances iguais para todos os candidatos e mo­tivá-los a correr atrás de mais votos. “Assim teremos chances de atingir o quociente eleitoral e eleger um de nossos candida­tos”, afirma.

Postagens relacionadas

Burro alerta para perigo entre beber e dirigir

Redação 1

Bolsonaristas consolidam dissidência dentro do PSL

Redação 1

RP já tem 11.321 casos de dengue

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade