Tribuna Ribeirão
Saúde

Doação de Sangue – Campanha quer reunir mais de 500 voluntários

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Um grupo de voluntários de Ribeirão Preto e região se reú­ne desde 21 de junho, em vários pontos de coleta, para doação de sangue. A iniciativa faz parte da campanha “Mãos que ajudam a aliviar a pandemia”, idealizada por membros de A Igreja de Je­sus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, que seguirá até 21 de agosto.

A ação irá beneficiar bancos de sangue de Ribeirão Preto e região, como o Hemocentro e o Fujisan – Hemac. A expectativa é reunir mais de 500 voluntários (membros da igreja e da comuni­dade) de Ribeirão Preto, Batatais, Cajuru, Jardinópolis, Sertãozi­nho, Jaboticabal, Bebedouro, e de outras localidades próximas. As cidades que contarem com pontos de coleta poderão rece­ber as doações localmente.

Hemocentro
Para quem quiser doar, basta ir ao Hemocentro de Ribeirão Preto – no campus da Universi­dade de São Paulo (USP) ou no posto de coleta da rua Quintino Bocaiuva nº 470, Centro. Se pre­ferir pode agendar pelo 0800- 9796049 ou pelo site hemocen­tro.fmrp.usp.br. O Dia Mundial do Doador de Sangue foi come­morado em 14 de junho.

O evento foi organizado pela primeira vez em 2005, por uma iniciativa conjunta da Organiza­ção Mundial da Saúde (OMS), da Federação Internacional da Cruz Vermelha e das Sociedades do Crescente Vermelho. Em 2020, o Hemocentro realizou mais de 112 mil transfusões. No dia 11, os es­toques de sangue dos tipos O ne­gativo e O positivo estavam abaixo do nível de segurança. Haviam 34 bolsas do tipo O negativo, quando o ideal são 72. Eram 176 bolsas do tipo O positivo, mas o são neces­sárias 341 para atender hospitais da região durante a semana.

Entre outros, um dos requi­sitos básicos para ser um doador é ter entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja reali­zada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação). Também deve estar em boas condições de saúde, pe­sar no mínimo 50 quilos e não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas doze horas.

Na hora da doação, deve apresentar um documento ofi­cial com foto – Registro Geral (RG, a cédula de identidade), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e etc. – em bom estado de conservação. Após o almoço ou ingestão de alimentos gordu­rosos, aguardar três horas. Não é necessário estar em jejum.

Banco de Sangue
Para que os estoques se man­tenham em um nível confortável, são necessárias 70 doações diárias, porém, desde o início do ano, o Banco de Sangue de Ribeirão Pre­to vem enfrentando um déficit de 40% em seus estoques sanguíne­os. A unidade fica na rua Quin­tino Bocaiúva nº 975, no Centro. Atende de segunda-feira a sábado, das sete às 18 horas.

O Banco de Sangue de Ribei­rão Preto está com os estoques sanguíneos em estado de alerta. Com um déficit de 40%, neste momento, todos os tipos estão em queda, principalmente os negativos O e A. A unidade faz um apelo para que os doado­res compareçam urgentemente ao local para praticar esse gesto solidário que salva até quatro vidas. A Fujisan-Hemac fica na rua Garibaldi nº 1.280, no Cen­tro. O telefone é (16) 2138-3590 e o site https://www.fujisan.com.br/

Postagens relacionadas

Coronavírus – Brasil tem apenas um caso suspeito

Redação 1

Ministério da Saúde abre novas inscrições para o Programa Mais Médicos

Redação 1

Desigualdades agravam pandemias, alertam pesquisadores

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade