Tribuna Ribeirão
Esportes

Do Comercial para o mundo

DIVULGAÇÃO/PLAZA COLONIA

Murilo Bernardes

Sem disputar a elite do futebol paulista desde 2014, o Comercial vive um momento de muita dificuldade em sua história. Man­ter as coisas funcionando é o grande desafio da gestão Ademir Chiari.

Quando um clube está inserido nas úl­timas divisões do futebol, uma das coisas mais complicadas é manter jogadores den­tro do elenco. A alta rotatividade é algo bas­tante comum para estes times. No Leão do Norte não é diferente.

Essa troca constante de jogadores evita que ídolos sejam formados nestes clubes. Entretanto, um ou outro atleta consegue ter sequência. Um desses casos é o do volante Leonai, que defendeu o Comercial entre os anos de 2018 e 2019, fez parte da campanha do acesso para a Série A3 e entrou para ga­leria de ídolos da Joia.

Leonai sagrou-se campeão do primeiro turno do campeonato uruguaio pelo Plaza Colonia

Titular absoluto nos tempos em que defendia o alvissareiro Leão do Norte, Leo­nai, atualmente, desfila pelos gramados do Uruguai e acabou de fazer história por um clube modesto do país, o Plaza Colonia.

A pequena equipe de Colônia de Sa­cramento quebrou a hegemonia do futebol no país e conquistou o título do “Apertura”, espécie de primeiro turno do Campeonato Uruguaio, mas que tem peso de título.

Para se ter noção do feito conquistado pelo pequenino Plaza Colonia, essa é ape­nas a terceira vez que um clube do interior consegue conquistar um turno do futebol uruguaio. Em 2016, o próprio Plaza conse­guiu o título. A primeira vez que isso acon­teceu foi em 2005, com o Rocha.

Ao centro, “Cebolla” Rodriguez e Leonai, dois destaques da conquista do Plaza

Em entrevista exclusiva ao Tribuna, Leonai falou sobre o momento que está vivendo. Ele é titular absoluto do Plaza Co­lonia. Desde que chegou, participou de 48 jogos, sendo 44 como titular.

“Primeiramente tenho que agradecer a Deus por tudo que estou vivendo aqui no Plaza, pela minha carreira. Por onde eu te­nho passado eu consigo deixar um legado. Creio que tudo isso é fruto de muito traba­lho e dedicação”, afirmou.

“Aqui nós estamos conseguindo atin­gir nossos objetivos, realizar nossos so­nhos. O título do Apertura para nós é isso, um sonho. Vamos continuar traba­lhando forte para seguir fazendo história. É um clube pequeno, mas que nos apoia demais e nos dá uma ótima estrutura”, completou Leonai.

Com passagens pelo Taquaritinga e Co­mercial, o jogador contou sobre sua adapta­ção no Uruguai e a oportunidade de defen­der uma equipe de primeira divisão.

“A adaptação não foi muito difícil. É cla­ro que o idioma pesa um pouco, a forma como eles falam é um pouco difícil de en­tender, mas dentro de campo as coisas flu­íram naturalmente. A principal diferença é que aqui é mais disputado, é primeira divi­são e tem clubes muito tradicionais”, disse.

Sempre regular, Leonai virou um ídolo da torcida comercialina

Um dos comandantes do título do Plaza foi o veterano meio-campista Cris­tian “Cebolla” Rodriguez, quem tem pas­sagens por clubes como PSG, Porto, Ben­fica, Alético de Madrid, Parma, Grêmio e disputou duas Copas do Mundo e quatro Copas Américas pela seleção uruguaia. Leonai falou sobre a oportunidade de atuar ao lado de um ídolo do país.

“Não tenho nem palavras para descre­ver como está sendo jogar ao lado do “Ce­bolla” e também do Álvaro Fernández, que é outro jogador de seleção. É uma alegria imensa dividir o vestiário com jogadores desse nível, atletas campeões. Se eu pudesse definir em uma palavra o que esse time re­presenta, a palavra seria união. Todos estão remando juntos”, reiterou.

Aos 26 anos e com muita lenha para queimar, Leonai afirmou que tem vontade de voltar um dia ao Comercial. “É claro que eu tenho muita vontade, mas o futuro eu deixo nas mãos de Deus. É um clube que eu tenho muita gratidão. Só tenho que agrade­cer por tudo que fizeram por mim”, disse.

“Como todo jogador, eu tenho o sonho de jogar por um grande clube na Europa. Estou trabalhando duro para que isso se concretize na minha carreira”, completou.

Um de seus companheiros no Comer­cial, o meio-campista Matheus China, está em recuperação de uma grave lesão no clube. Ele pode virar reforço para a Copa Paulista. Leonai mandou um recado para o ex-companheiro.

“Eu desejo toda a sorte do mundo, o China sabe do carinho que eu tenho por ele. Eu sempre estou torcendo por ele, es­tou do lado dele. Quero que ele volte, vai ser muito bom para ambos. Quero muito poder ver ele jogar, ver ele voltar a fazer o que ele mais ama”, afirmou.

Agora, o foco do Plaza Colonia é no segundo turno do Campeonato Uruguaio. Para se sagrar campeão no país, o time de Leonai precisa fazer a melhor campanha turno ou vencer um potencial vencedor do turno na grande decisão da competição.

Postagens relacionadas

Fernando Lázaro não pensa em reforços e vê solução dentro do Corinthians

William Teodoro

Willian passa por cirurgia

Redação 1

Mudanças no ataque dão certo e Botafogo vê caminho para embalar na Série C

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade