A ideia da prefeitura de Ribeirão Preto de construir um terminal do transporte coletivo no Centro ainda depende de desapropriação do terreno. A área escolhida fica na rua Mariana Junqueira, entre as ruas Álvares Cabral e Tibiriçá, e durante muitos anos foi sede da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL). Atualmente, abriga um estacionamento de veículos.
Segundo a prefeitura, os trâmites para a desapropriação da área ainda estão no começo e não têm data para conclusão. Já os recursos estão previstos no projeto do Executivo aprovado em 11 de maio, na Câmara de Vereadores. A lei foi sancionada pelo prefeito Duarte Nogueira (PSDB) no dia 16.
O financiamento internacional no valor de US$ 69.704.279 – cerca de R$ 349,22 milhões na cotação do dólar desta segunda-feira, dia 29 (R$ 5,01) – será utilizado em vários projetos e é proveniente de financiamento junto à Corporação Andina de Fomento (CAF) do Banco de Desenvolvimento da América Latina.
Deste total, R$ 4.594.778 seriam reservados para a desapropriação da área e R$ 7 milhões para a construção do equipamento. O dinheiro do financiamento será utilizado no programa Ribeirão Ágil – Cidade Inteligente e Acolhedora. Prevê investimentos em setores estratégicos. A União será a garantidora, ou seja, a avalista do financiamento.
Para isso Ribeirão Preto dará como garantia os recursos federais a que tem direito, como o Fundo de Participação do Município (FPM) e outras receitas. Além do recurso internacional, haverá uma contrapartida da prefeitura de US$ 17.704.802 – cerca de R$ 88,70 milhões –, totalizando investimento de US$ 87.131.081 – Mais de R$ 436,52 milhões.
Vinte e quatro anos depois do então prefeito Luiz Roberto Jábali (PSDB) desativar o terminal de ônibus da praça Carlos Gomes, na região Central da cidade, o governo Duarte Nogueira (PSDB) decidiu construir um novo equipamento no Centro de Ribeirão Preto.
Entre os anos de 1986 e 1999, a praça Carlos Gomes teve um terminal do transporte coletivo urbano por onde passavam linhas importantes, algumas ainda no sistema de trólebus (ônibus elétricos, com cabos). Porém, foi desativado pelo então prefeito Luiz Roberto Jábali sob o argumento de que melhoraria o trânsito na região Central da cidade.
O ex-prefeito faleceu em decorrência de leucemia, em 8 de agosto de 2004, Dia dos Pais, aos 67 anos. Além do Terminal Carlos Gomes, a administração Jábali também desativou, em 1999, o Terminal Antônio Achê, ao lado do Mercado Municipal, o Mercadão Central, onde foi construído o Centro Popular de Compras (CPC).
Em 2015, na gestão Dárcy Vera, o Terminal Doutora Evangelina de Carvalho Passig foi inaugurado ao lado do popular “Camelódromo”. A prefeitura diz que o o local é considerado estratégico por ficar perto da avenida Doutor Francisco Junqueira. Essa proximidade é o que permite que os ônibus do transporte coletivo oriundos das regiões Norte e Leste da cidade possam chegar ao futuro terminal por esta via.
Os veículos chegariam pela rua Álvares Cabral e sairiam para os bairros destas regiões pela Tibiriçá. No primeiro mandato da ex-prefeita Darcy Vera (2009 a 2012), a construção de um terminal no local foi cogitada, mas a ideia não saiu do papel.
Desde que assumiu o transporte coletivo em Ribeirão Preto, em maio de 2012 o Consórcio PróUrbano – grupo concessionário do serviço formado por Rápido D’Oeste (50%) e Transcorp (50%) – construiu oito estações e terminais. No total, foram investidos R$ 23,8 milhões com parte da outorga do contrato. Em Ribeirão Preto, o Consórcio PróUrbano tem uma frota com 352 ônibus e opera 119 linhas.
Terminais de ônibus em RP
– Terminal de Bonfim Paulista
Rua Professor Felisberto Almada nº 450
– Terminal Doutora Evangelina de Carvalho Passig
Alameda Botafogo nº 120 – ao lado do CPC
– Terminal do Hospital das Clínicas (Unidade Campus)
Rua Hélio Lourenço s/nº, Vila Monte Alegre
– Terminal Leste – Vila Abranches
Rua Professor Joaquim de Faria nº 215
– Terminal Nordeste – Ribeirão Verde
Rua Emigdio Rosseto nº 2.210
– Terminal Oeste – Jardim José Sampaio
Avenida Octavio Golfeto nº 100
– Terminal do RibeirãoShopping
Rua Paola Scatena nº 50 (Jardim Califórnia)
– Terminal Sudeste – Jardim São José
Rua Professor Garibaldi Biasoli nº 320