Tribuna Ribeirão
Geral

Conselho Municipal do Idoso de Ribeirão realiza programação para alertar sobre a violência praticada contra os mais velhos

As atividades, que acontecem a partir de amanhã (15/6), têm seu ponto alto na próxima quarta-feira (21) com diversas atrações na Praça XV. Os programas destacam a importância do “Junho Violeta”, mês dedicado à conscientização do combate à violência contra a pessoa idosa

Divulgação

O Conselho Municipal do Idoso de Ribeirão (CMI) realizará intensa programação no mês de junho com o objetivo de amplificar o debate sobre a questão da pessoa idosa no Brasil e como implementar medidas no município que sensibilizem a sociedade sobre essa questão. Vale destacar que a Organização Mundial da Saúde (OMS) escolheu o período 2020-2030 como a década do envelhecimento saudável, o que torna imprescindível falar sobre as agressões e os tratamentos abusivos contra a pessoa idosa presentes dentro e fora do ambiente familiar.

O programa de maior impacto da campanha do CMI será uma ação na Praça XV de novembro, próximo ao Coreto, durante a manhã da quarta-feira (21/6), das 8h30 às 11h. Estão previstas várias atividades, como apresentação de dança circular, pelo grupo do Círculo Operário da Vila Tibério, yoga, exibição de integrantes do Programa de Integração Comunitária (PIC), além de contação de histórias. Também haverá orientação e atendimento para a população mais velha realizados pela Comissão de Direito da Pessoa Idosa da OAB-RP e pelas secretarias municipais da Assistência Social e da Saúde.

Outras parcerias deixam a programação mais robusta. No próprio dia 15/6, quando se comemora o Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, haverá, às 19h30, na Casa da Advocacia e Cidadania de Ribeirão Preto, a palestra presencial “Junho Violeta: mês de conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa”, proferida pela advogada Perla Müller e pela delegada de Polícia Patrícia Buldo.

No dia 22/6, das 14 às 16h, no auditório do Centro Universitário Moura Lacerda, acontecerão as palestras “Violência institucional”, realizada pelo Instituto Unimed, e “Violência patrimonial”, emitida por Juliana Souza de Marchi, da OAB-RP. Os painéis contam com o apoio do próprio Centro Universitário, Instituto SEB, Casa do Vovô e Instituto Unimed Nacional. Para acompanhar as ações, basta seguir o CMI no Facebook e Instagram (@cmi.rp).

Veja a programação completa do Conselho Municipal do Idoso para o “Junho Violeta”:

15/6 – Quinta-feira – Palestra presencial “Junho Violeta: mês de conscientização e
combate à violência contra a pessoa idosa”, realizada pela Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa, da 12ª Subseção da OAB/SP. Local: Casa da Advocacia e Cidadania de Ribeirão Preto (Rua Torquato Rizzi, 215). Horário: 19h30.
As inscrições devem ser feitas no site: www.oabrp.org.br. Haverá certificado. A organização solicita a doação de 1 kg de alimento não perecível a ser entregue no dia do evento.
21/6 – Quarta-feira – Ação do Conselho Municipal do Idoso com parceiros. Local: Praça XV de Novembro, próximo ao coreto. Horário: De 8h30 às 11h.
22/6 – Quinta-feira – Palestra presencial. Local: Auditório do Centro Universitário Moura Lacerda. Horário: De 14 às 16h.
Painel I – “Violência Patrimonial” – apresentado por Juliana Souza de Marchi (membro da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB-RP).
Coffee break
Painel II – “Violência institucional” – apresentado pelo Instituto Unimed.

Atendimento à Imprensa: Mariangela Amorim
Contato: (16) 9 8245-0014 – E-mail: [email protected]

Postagens relacionadas

PUBLICIDADE: MEU AMBIENTE – Responsabilidade Cidadã Compartilhada

Redação 1

Lockdown | Filas e aglomeração: população ‘corre’ para supermercados

William Teodoro

Retrospectiva – Relembre os principais fatos policiais de 2021

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade