Tribuna Ribeirão
DestaquePolíciaRegião

Companhia combate furto e fraude de energia na região

A energia recuperada pela operadora daria para abastecer cerca de 16,5 mil residências por um ano

Ações entre PM, Polícia Civil e CPFL aumentaram e resultaram na recuperação de mais energia furtada ou fraudada (Foto: X-Tudo Ribeirão/Arquivo)

Por: Adalberto Luque

A CPFL Paulista tem intensificado as ações de combate a fraudes e furtos de energia elétrica nas regiões de Ribeirão Preto e Franca. Segundo a empresa de energia, cerca de 33 mil Megawatts (MWh) desviados ilegalmente em 2023 foram recuperados. Isso seria suficiente para abastecer 16,5 mil residências durante um ano.

Através de ações da CPFL Paulista, em conjunto com as Polícias Civil, Militar e Técnico-Científica, aliado ao uso de tecnologia, a empresa dobrou a quantidade de energia recuperada nas regiões de Ribeirão Preto e Franca, em comparação com 2022.

Em inspeções realizadas em residências, comércios e indústrias, foram regularizadas 8.332 instalações em 2023. A cidade com maior número de regularizações foi Ribeirão Preto, com 2.983 unidades, 34% acima de 2022.

Blindagem

A empresa tem investido em medidores com blindagem que evita fraude. “Outra tecnologia que empregamos no combate às fraudes é a blindagem das medições, inclusive nos grandes clientes, como indústrias e comércios. Os medidores com essa tecnologia são acessíveis apenas aos técnicos da empresa e proporcionam acompanhamento do consumo em tempo real, permitindo que a leitura e faturamento sejam realizados à distância. Só em 2023 blindamos cerca de 37.000 estabelecimentos das quatro distribuidoras da CPFL Energia”, conta Lazzaretti.

Grandes e médios

De acordo com a CPFL, boa parte dos furtos e fraudes de energia, os populares “gatos”, são feitos por médias e grandes empresas. Na região de Ribeirão Preto, vários clientes com esse perfil foram flagrados no ano passado.

No segundo trimestre de 2023, por exemplo, equipes da companhia recuperaram cerca de 9.781 MWh de energia após operação realizada em uma indústria em Luís Antônio. A quantidade seria suficiente para abastecer todas as residências da cidade por aproximadamente dez meses. A empresa desviou energia por quase dois anos.

Rede de açougues de Ribeirão Preto foi alvo de operação (Foto: CPFL/Divulgação)

Em Ribeirão Preto, uma rede de açougues também passou por inspeções da distribuidora em junho de 2023, quando foram identificadas irregularidades nas instalações elétricas de quatro unidades do grupo, todas no município. Já em dezembro do ano passado, a CPFL Paulista flagrou desvio de energia em unidades de outra rede do setor alimentício na região; desta vez, de supermercados. Foram duas unidades autuadas, uma no município de Cajuru e outra em Ribeirão Preto.

Denúncia

A operadora reforça que furto de energia é crime, além de trazer riscos à segurança das pessoas, causa instabilidade no fornecimento, através de sobrecarga. Quem for flagrado cometendo a irregularidade terá cobrados os valores retroativos referentes ao período em que deixou de pagar pelo fornecimento.

A CPFL Paulista pede para quem souber de furto ou fraude, que denunciar através dos canais disponíveis pela concessionária. Pelo aplicativo “CPFL Paulista” e pelo site www.cpfl.com.br/fraude. A denúncia será tratada com sigilo, garantindo o anonimato.

Postagens relacionadas

Fórum vai exigir cartão da vacina

Redação 1

Temperatura pode subir 4ºC na região

Redação 2

Brasil bate Japão e se sagra tetracampeão da Copa dos Campeões

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade