Tribuna Ribeirão
Gastronomia

Começou a Restaurant Week em RP

Fernando Reis, idealizador da Brasil Restaurant Week

Começou no último dia 11 de maio e se estende até 11 de junho a 12ª Ribeirão Preto Restaurant Week. O festival gastronômico com mais de 20 restaurantes e bistrôs terá menus exclusivos para todos os gostos, da típica cozinha brasi­leira à contemporânea, italia­na, francesa, indiana, oriental, japonesa, americana, árabe e não poderiam faltar frutos do mar, churrascaria e pizzaria. E quem curte uma alimentação vegana e vegetariana também encontrará opções saborosas.

Os restaurantes oferecem cardápios completos por um preço fixo. A edição ribeirão­-pretana tem duas categorias de menu: o tradicional, com ingredientes que todo mundo conhece e que cativam todos os paladares, e o plus, com ingredientes mais elaborados e um toque diferenciado do chef. O tradicional custa R$ 49,90 no almoço e R$ 64,90 no jantar. Já o plus sai a R$ 59,90 no almoço e R$ 74,90 no jan­tar. São dezenas de opções.

Como sempre acontece, o festival apresenta uma temá­tica que desafia a criatividade dos chefs. E o público vai sabo­rear entradas, pratos salgados e sobremesas criados para o tema da vez: “Heranças Gas­tronômicas: resgates, histórias e raízes da cozinha brasileira”.

“Procuramos fazer a ex­periência Week sempre mais completa para o consumidor e, desta forma, construir pon­tes e elos com os restaurantes. Agregar a experiência aos sen­timentos, à estética, ao reper­tório, à linguagem e à expres­são que a quarta arte pode nos proporcionar, é também uma oportunidade para construir experiências mais prazero­sas para o público”, comenta Fernando Reis, idealizador da Brasil Restaurant Week.

Bade- Bade- na mesa Week
E as cervejas Bade- Bade- chegam para harmonizar com a criatividade dos chefs. “Bade- Bade- é uma marca que tem como missão inspirar os con­sumidores a sempre elevarem suas experiências da melhor forma possível. Por isso acredi­tamos que essa parceria com a Restaurant Week é tão impor­tante e faz todo sentido para a nossa marca. Temos um foco muito grande em transformar momentos simples e comuns em momentos super especiais e é exatamente isso que as pesso­as podem esperar ao participa­rem da RW com Bade- Baden”, comenta Lucas Pires, gerente de marketing da Bade- Baden.

História
A Restaurant Week foi criada nos Estados Unidos nos anos 1990 e hoje está em diversas cidades ao redor do mundo. O objetivo principal do evento é oferecer aos clientes uma experiência culinária de alta qualidade por um preço acessível, além de ajudar a promover a cultura gastronômica e a econo­mia de cada localidade.

No Brasil, a primeira Restaurant Week aconteceu em São Paulo, em 2007, e desde então o festival vem sendo realiza­do anualmente em diversas cidades do país. O evento, que começou com a duração de uma semana, acontece durante 4 semanas em cerca de 20 cidades brasileiras. Ao longo dos anos, a Restaurant Week tem se consolidado como um dos eventos gastronômicos mais importantes do mundo, e sua popularidade vem crescendo cada vez mais.

Conheça os restaurantes participantes
Alguns restaurantes participam do festival tanto no almoço quanto no jantar; algumas casas oferecem menus Week só no jantar ou só no almoço. Então, vale a pena conferir os horários e as possibilidades de reserva, endereços e a descrição dos cardápios do festival.

– Abraçaço
Cozinha contemporânea
R. Cerqueira César 1.652

– Ancho Premium Beef
Churrascaria
Av. José Adolfo Bianco Molina 2.595

– Angolo Della Pizza
Cozinha italiana
R. João Godoy 255

– Bar do Peixinho Tradicional
Cozinha brasileira
R. Luiz Barreto 299

– Bella Capri Pizza e Pasta
Cozinha italiana
Av. Heráclito Fontoura Sobral Pinto 430

– Bistrot da Villa
Cozinha francesa
R. Altino Arantes 529

– Divino Café e Co.
R. Pedro Pegoraro 211

– L’Osteria
Cozinha italiana
R. Mariano Pedroso de Almeida 260

– Lotus Culinária Indiana
R. Raul Peixoto 729

– Madre Mia
Contemporânea
R. João Penteado 1.835

– Muraca Sa-
Cozinha oriental
Av. do Café 550

– Outback – Shopping Iguatemi Ribeirão
Cozinha americana
Av. Luiz Eduardo Toledo Prado 900

– Outback – Shopping Santa Úrsula Ribeirão
Cozinha americana
R. São José 933

– Paddock Ribeirão
Cozinha brasileira
R. Comandante Marcondes Salgado 617

– Peixinho Oriental
Cozinha japonesa
R. Luiz Barreto 306

– Pesto Pizzas
Pizzaria
R. do Professor 415

– Rabeh Restaurante
Cozinha árabe
R. João Penteado 793

– Spicy Tuna
Cozinha americana
R. do Professor 739

– Sumaré 26
Frutos do mar
Av. Sumaré 26

– Via Luce
Cozinha italiana
Av. Santa Luzia 100

– Pinô by MousseCake
Mediterrânea
Av. Wladimir Meirelles Ferreira 1.460

Ação social na Restaurant Week
A Restaurant Week sempre sugere aos clientes uma doação voluntária que é destinada a uma entidade beneficente de cada cidade. Nesta edição, será beneficiada a ONG Anjos da Rua.

O valor simbólico mínimo para doações é de R$ 2,00 por menu, mas, segundo o idealizador da Brasil Restaurant Week, Fernan­do Reis, é comum os restauran­tes receberem quantias maiores dos clientes. Para facilitar as doações, a 12ª Ribeirão Preto Restaurant Week disponibiliza nos menus o QR Code da ONG Anjos da Rua.

Associação Anjos da Rua de Ribeirão Preto começou em 2016 quando um grupo de amigos voluntários passou a se reunir para fazer marmitas para moradores de rua. No início, conseguiam entregar cerca de 80 marmitas por semana. O trabalho foi ampliando e atualmente 500 marmitas são entregues todas as terças-fei­ras para moradores de rua na avenida México, avenida Brasil, Comunidade União, Comunida­de da Caixa d’Água e Vilinha da Caramuru.

A entidade ainda entrega 150 cestas básicas todo mês e também recebe doações de todo tipo: alimentos, roupas, cober­tores, itens de higiene e limpeza, dentre outros. A sul-mato-gros­sense Juliana Virgínia de Souza Alencar, presidente fundadora da ONG, diz que faz doações de itens até para outras cidades.

“Para nós, a parceria com o festi­val Restaurant Week é importante porque é mais uma forma de divulgar para diferentes públicos nosso trabalho e como ajudamos as pessoas e a sociedade. Além disso, ficamos felizes que um festival de abrangência nacional alie sua marca à nossa. É um bom exemplo de que todos os negócios podem abraçar causas de valor”, diz Juliana.

As 500 marmitas são produzi­das semanalmente por cerca de 30 voluntários, desde pessoal do preparo até as equipes que fazem as entregas nas ruas.

Anjos da Rua é uma associação sem fins lucrativos, localizada à rua Salvador Cosso, 491, Jardim Irajá, em Ribeirão Preto.

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