Tribuna Ribeirão
DestaqueTurismo

Chile espera turistas no Dia Mundial do Enoturismo  

Tours, experiências gastronômicas e hospedagem de luxo atraem os ‘wine lovers’ (Reprodução)
Visitantes podem caminhar, andar de bicicleta ou até fazer um tour guiado pelos parreirais para aprender mais sobre a produção dos vinhos chilenos (Divulgação)

Comemorado no segundo domingo do mês de novembro, o Dia Mundial do Enoturismo celebra as experiências e o trabalho de vinícolas que abrem suas portas aos viajantes. Na América do Sul, o Chile é uma das maiores referências no assunto. Conhecido por produzir bebidas renomadas globalmente, o país é lar de produtoras que promovem experiências turísticas inesquecíveis. 

Situada em meio às colinas e vinhedos do Vale do Rosário, a aproximadamente 100 quilômetros (cerca de 1h20min de carro) de Santiago, a Vinícola Matetic já foi apontada pelo concurso Premios Enoturismo Chile como a melhor experiência enoturística na região de Valparaíso. O complexo oferece tours exclusivos, gastronomia diferenciada e até hospedagem de luxo para quem quer passar mais tempo na região. 

Aberta a visitantes de todas as idades – há até programações especiais para as crianças, como degustação de sucos de uva –, o complexo tem 139 hectares de vinhedos, onde são cultivadas uvas como sauvignon blanc, chardonnay, riesling, gewürztraminer, pinot noir, carménère, cabernet sauvignon e syrah. 

Os visitantes podem caminhar, andar de bicicleta ou até fazer um tour guiado pelos parreirais para aprender mais sobre a produção 100% orgânica e biodinâmica, um dos grandes diferenciais da Matetic. Baseado no equilíbrio com a natureza, o conceito influencia diretamente na qualidade dos frutos e, consequentemente, das bebidas. Não à toa, os vinhos da marca são amplamente reconhecidos no Chile e se destacam em algumas das melhores premiações internacionais. 

Mais informações no site turismo.matetic.com ou perfis @mateticvineyards. 

7 vinícolas chilenas entre as 50 melhores do mundo 

Duas das sete vinícolas chilenas reconhecidas por este ranking mundial estão entre as 10 melhores do mundo, e outras 5 entre as 50 melhores, competindo com vinícolas renomadas de países (Divulgação)

O Oscar do enoturismo reconheceu 7 vinícolas chilenas entre as 50 melhores do mundo para visitar em 2023. Em sua quinta edição, o World’s Best Vineyards 2023 divulgou, em julho, na cidade de Ollauri, La Rioja, na Espanha, um ranking que resulta de votações de especialistas que viajam pelo mundo em busca dos vinhedos mais excepcionais, com vinho e infraestrutura de primeira classe. 

Os prémios procuram promover o enoturismo em nível mundial e ano após ano destacam vinhas que apresentam experiências excecionais para os visitantes, do ponto de vista da sua arquitetura, património, qualidade de experiência, gastronomia, serviço e relação qualidade-preço. 

Duas das sete vinícolas chilenas reconhecidas por este ranking mundial estão entre as 10 melhores do mundo, e outras 5 entre as 50 melhores, competindo com vinícolas renomadas de países como Espanha, França, Argentina, Estados Unidos, Portugal, África do Sul, entre outros.  

O enoturismo é uma das experiências mais atrativas dentro da oferta turística chilena e tem vindo a avançar fortemente nos últimos anos quer no número de vinhas abertas ao turismo, de 92 em 2016 para mais de 160 em 2022, somando um conjunto de novas experiências que contribuem para a diversidade da oferta turística.  

Este progresso tem sido o resultado da colaboração através de iniciativas público-privadas promovidas há 6 anos, pelo Programa de Enoturismo Chile da Corfo, que tem liderado iniciativas para promover a valorização do enoturismo no país e promover a visita de turistas nacionais e estrangeiros aos vales do vinho. 

Claudio Cilveti, presidente da Corfo’s Wine Tourism Chile, destacou que “este reconhecimento representa uma tremenda notícia para o Chile, o setor vitivinícola e o turismo, porque reconhece o desenvolvimento e o posicionamento do nosso país como uma referência para o enoturismo no novo mundo e também nos permite continuar projetando esta atividade como uma área de gestão estratégica para o futuro da indústria”. 

As Top 50 de los World’s Best Vineyards 

3º lugar VIK, Vale do Cachapoal 

7º lugar: Montanhas, Valle de Colchagua 

25º lugar: Vinhas de Alcohuaz, Vale do Elqui 

37º lugar: Casas del Bosque, Vale de Casablanca 

39º lugar: Clos de Apalta, Valle de Colchagua 

43º lugar: Viu Manent, Valle de Colchagua 

50º lugar, Viña Errázuriz, Vale do Aconcágua 

*https://www.worldsbestvineyards.com/list/1-50 

 Entre o 51º e o 100º lugar estão outras três vinícolas chilenas; Viña Santa Rita del Valle del Maipo (72), Villard Fine Wines del Valle de Casablanca (79) e Viña Aquitania del Valle del Maipo (89). 

 O ranking das melhores vinhas é elaborado por um júri composto por mais de 500 especialistas em todo o mundo da indústria do vinho, viajantes especialistas e somelliers, que disponibilizam as suas nomeações focadas em diferentes critérios, como a paisagem, a qualidade da experiência, a gastronomia, a oferta de atividades, a qualidade do serviço, etc. 

 No Chile existem mais de 160 vinhedos abertos ao turismo, distribuídos entre os 17 vales do vinho que possuem vinícolas que podem ser visitadas, rotas do vinho e atrações turísticas em torno da cultura do vinho e que podem ser visitadas durante todo o ano, reservando o www.enoticket.cl diretamente 

 

Postagens relacionadas

Hotel Brasil vai a leilão de novo 

William Teodoro

Projeto europeu de casamentos intimistas chega ao Brasil

William Teodoro

Inscrições abertas para 2ª edição do Ribeirão Open de tênis

Redação 8

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade