Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Câmara propôs 10 honrarias este ano

Este número já representa 29,41% dos 34 projetos apresentados em dez meses do ano passado (Thaisa Coroado)

Os vereadores de Ribeirão Preto já apresentaram, somente neste ano eleitoral, dez projetos de decreto legislativo para conceder títulos de cidadania e de cidadão emérito, cinco por mês, considerando que os trabalhos legislativos, com apresentação de projetos nas sessões ordinárias, tiveram início em 1º de fevereiro.  
 
Este número já representa 29,41% dos 34 projetos apresentados em dez meses do ano passado descontados os recessos parlamentares de janeiro e julho , média mensal de 3,4. Em 2024, nove já votados e aprovados no plenário da Câmara de Ribeirão Preto 
 
Do total de propostas apresentadas no ano passado, 30 foram aprovadas, três ainda aguardam votação e uma foi rejeitada. Dentre os três que aguardam para serem votados, o mais polêmico propõe a honraria ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).  
 
De autoria do atual presidente da Câmara, Isaac Antunes (PL), a proposta chegou a ser colocada na pauta do Legislativo em julho do ano passado. Entretanto, a votação foi adiada a pedido do autor por duas sessões, mas não voltou mais ao plenário. 
 
Na propositura, Antunes ressalta que a honraria seria uma forma de reconhecimento “aos relevantes serviços prestados à cidade de Ribeirão Preto pelo ex-presidente. Destaca que, entre 2019 e 2022, ele enfrentou diversos desafios, em especial, todas as dificuldades provocadas pela pandemia da covid-19.   
 
No exercício de sua função pública como presidente, prestou grande apoio a Ribeirão Preto; notadamente, no âmbito da Saúde, enviando recursos que foram imprescindíveis para que a cidade pudesse enfrentar os difíceis impactos trazidos pela Pandemia, proporcionando um melhor atendimento à população de nossa cidade”, diz a justificativa de Antunes. 
 
Argumenta também que esse apoio se estendeu às entidades filantrópicas e aos prestadores de serviços da saúde de Ribeirão Preto, como Hospital Santa Lydia e a Santa Casa de Misericórdia, que receberam, para enfrentamento da pandemia, cerca de R$ 27,1 milhões, segundo dados de fevereiro de 2021 listado no projeto. 
 
Por fim, a justificativa conclui que, durante seu mandato frete à Presidência da República, Jair Bolsonaro esteve na cidade participando de importantes eventos, ouvindo as demandas e necessidades, demonstrando a atenção e consideração com a cidade e a região.  
 
Já os opositores entendem que Bolsonaro apenas divulgou fake news, demorou um tempão para comprar vacinas, desestimulou o uso de máscara, zombou da ciência e das mortes, chamou a covid-19 de “gripezinha” e os brasileiros amedrontados de “maricas”. 
 
Ainda demitiu dois ministros da Saúde Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich por defenderem a vacinação e vetarem o uso de produtos sem eficácia comprovada, como a cloroquina. Agora, está sendo acusado de tentar dar um golpe de Estado e de fraudar a carteira de vacinação.  
 
Na época da apresentação da proposta, a vereadora suplente Perla Müller (PT) divulgou um comunicado público defendendo que a Câmara rejeitasse o projeto de decreto legislativo. Ela substituía a titular da cadeira, Judeti Zilli (PT, Coletivo Popular), que se afastou por alguns meses para tratamento de saúde. 
 
Na avaliação de Perla Müller, a proposta é uma afronta ao povo brasileiro. “O governo Bolsonaro não fez nada para merecer nenhum título, principalmente, aqui em Ribeirão Preto. A gente só viu escândalos, omissão com programas sociais, descaso com o meio ambiente, saúde, educação, habitação, pesquisas cientificas, por exemplo”, declarou. 
 
Procurado para falar se irá pedir a inclusão do projeto para votação, o vereador Isaac Antunes não havia se manifestado até o fechamento desta edição. No ano de 2022, os parlamentares apresentaram 26 projetos de decretos legislativos concedendo as honrarias. 
 
Honrarias apresentadas este ano no Legislativo 
Renato Zucoloto (PP) 01 
Lincoln Fernandes (PDT) 01 
– Sergio Zerbinato (PSB) 01 
Bertinho Scandiuzzi (PSDB) 01 
Mesa da Câmara 01 
Igor Oliveira (MDB) 02 
– André Trindade  
(União Brasil) 01 
Marcos Papa  
(Podemos) 02 
Fonte – Portal da Câmara Municipal 

Postagens relacionadas

DISE deflagra operação contra o tráfico de drogas

Redação

Dívidas preocupam  80% das famílias  

Redação 2

Apartamento pega fogo no Jardim Irajá

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade