Tribuna Ribeirão
Economia

BC informa vazamento de mais dados do Pix

Pix tem sido utilizado para atualizar golpes antigos e agilizar no pagamento aos falsários

O Banco Central informou mais um vazamento de dados envolvendo chaves do Pix, agora vinculadas à Logbank Soluções de Pagamentos. Fo­ram 2.112 chaves afetadas com a divulgação de nome do usu­ário, Cadastro de Pessoa Física (CPF), instituição de relacio­namento e número da conta.

Esse é o terceiro incidente de segurança com participantes do sistema de pagamentos instan­tâneos desenvolvido pelo Banco Central e o segundo informado em menos de duas semanas. Desta vez, o BC não divulgou quais foram as causas.

Nos episódios anteriores, en­volvendo o Banco do Estado de Sergipe (Banese), com 414.526 chaves afetadas, e a Acesso So­luções de Pagamento (160.147 chaves), a autarquia havia dito que os vazamentos foram pro­vocados por falhas pontuais nos sistemas das instituições.

O órgão tampouco divul­gou como as pessoas que fo­ram afetadas serão notificadas. O BC se limitou a dizer nova­mente que os dados expostos não eram sensíveis e informou que a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) foi avisada e que as pessoas afetadas serão notificadas.

“Apesar da baixa quantidade de dados envolvidos, o BC sem­pre adota o princípio da transpa­rência nesse tipo de ocorrência”, disse, em nota. Mas a autarquia afirmou que não irá informar novos incidentes por Nota à Imprensa ou por comunica­ções diretas aos jornalistas.

Segundo o Banco Central do Brasil, a página criada com incidentes (https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/lgpd?modalAberto=registro_de_incidentes_com_dados_pessoais) será “mantida permanentemen­te atualizada”.

Postagens relacionadas

Conta de luz pode ficar 21% mais cara

Redação 1

Juros do cartão de crédito sobem para 278,7% ao ano

Redação 1

Orçamento prevê mínimo de R$ 1.006

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade