Tribuna Ribeirão
Saúde

Bancos de sangue precisam de doação

MINISTÉRIO DA SAÚDE

Neste período de “lock­down”, o Banco de Sangue de Ribeirão Preto e de Sertãozinho e o Hemocentro da Universi­dade de São Paulo (USP) estão abertos para receber doadores, apesar do “lockdown” decretado nas duas cidades. Todos seguem rigorosamente todos os proto­colos sanitários e mantém boas práticas preventivas para o en­frentamento ao coronavírus.

O Banco de Sangue de Ribei­rão Preto atende todos os dias – com exceção de domingo –, das sete às 18 horas, recebendo os doadores com todos os protoco­los de higiene e segurança con­tra a covid-19. Neste período, os estoques podem chegar a níveis ainda mais críticos.
Por isso está sendo disponi­bilizado transporte gratuito para os doadores que precisarem e um ofício para justificar o trans­lado até o Banco de Sangue.

Atualmente os estoques sanguíneos da instituição en­frentam um déficit de 45%, po­dendo se acentuar ainda mais nos próximos dias e chegar a 60%, ameaçando até as cirur­gias emergenciais.

Para regularizar os estoques e evitar atrasos ou impactos nos atendimentos, são necessárias 70 doações diárias. Com os ca­sos de covid-19, a situação faz as doações se tornarem ainda mais urgentes. Para mais informações sobre o transporte, assim como o ofício, os doadores podem en­trar em contato pelo Whatsapp: (16) 99702-0830.

O Banco de Sangue fica na rua Quintino Bocaiúva nº 895, na Vila Seixas (atrás do Hospi­tal São Lucas). O telefone é o (16) 3610-1515 e o WhatsApp (16) 99702-830. O atendimen­to vai das sete às 18 horas, de segunda a sábado (exceto fe­riados) – aos doadores, esta­cionamento gratuito na esqui­na das ruas Quintino Bocaiúva e Vicente de Carvalho.

O Hemocentro de Ribeirão Preto também está com os esto­ques de sangue abaixo do nível de segurança para atender à de­manda da região. O tipo O nega­tivo (O-) é o que mais preocupa. Para doar é necessário fazer o agendamento prévio.

O doador pode optar por ir ao Posto de Coleta na rua Quintino Bocaiuva nº 470, em Higienópolis, na região central de Ribeirão Preto, ou na Uni­dade Campus da Universidade de São Paulo (USP), próximo ao Hospital das Clínicas da Fa­culdade de Medicina.

O funcionamento do Pos­to de Coleta é das sete horas às 12h30. Na Unidade Campus, vai das sete horas às 16h30. O doa­dor pode ir direto a um desses locais ou, se preferir, agendar pelo 0800.979.6049 ou pelo site hemocentro.fmrp.usp.br.

Sertãozinho
O banco de Sangue de Sertão­zinho também precisa de doações. O aumento de internações em de­corrência da covid-19 tem elevado a demanda por hemocomponen­tes (subprodutos do sangue), e os serviços de hemoterapia em nossa região já têm sinalizado aos centros hospitalares sua uti­lização “com cautela”, devido aos estoques em níveis delicados.

O Banco de Sangue ado­tou o agendamento da doação sanguínea, para conferir ain­da mais agilidade e segurança ao doador. Basta programar o procedimento pelo WhatsApp (16) 98169-0001. Basta com­parecer à rua Epitácio Pessoa nº 1.401 (Centro) e apresentar o registro Geral (RG).

O horário de funcionamen­to é de segunda a sexta-feira, das sete às 13 horas e das 14 às 17 horas, e aos sábados, das sete às 13 horas. Dúvidas sobre a doação podem ser esclare­cidas no site (bssdoesangue. com.br) ou nas redes sociais da instituição (Facebook e Insta­gram – @bssdoesangue).

Postagens relacionadas

De 5 a 11 anos – Pandemia teve 324 mortes de crianças

William Teodoro

Emprego no setor de saúde cresce 1,8% em agosto

Redação 1

Dengue avança 51% em 43 dias

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade