Tribuna Ribeirão
Turismo

Alunos têm 5 dias para concluir cursos online do Ministério do Turismo

Termina na próxima terça-feira (30) o prazo para a conclusão dos cursos online gratuitos de atendimento ao turista e de formação de gestores, oferecidos nos canais Brasil Braços Abertos (BBA) e Gestor de Turismo, do Ministério do Turismo. Foram mais de 36 mil inscritos nas duas plataformas de conhecimento. Desses, 138 são alunos estrangeiros de 28 países, como Angola, Lituânia, Marrocos, Haiti, Albânia, Japão, Canadá, França, Chile e Colômbia.

O prazo havia sido prorrogado no dia 18 de abril para atender a demanda de alunos que solicitaram ao MTur mais tempo para concluir os módulos de aprendizado. O certificado de conclusão equivale ao de um curso de extensão para o BBA e ao de um curso profissionalizante para o Gestor de Turismo.

Para o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo do MTur, Aluizer Malab, o objetivo das capacitações é melhorar a qualidade de atendimento ao turista e a gestão do turismo no país. “Quanto mais pessoas conseguirmos qualificar, mais próximos estaremos desta meta que está relacionada também à geração de empregos por meio da atividade turística”, destaca o secretário.

PRONTAS PARA O MERCADO – Aluna do curso de Atendimento ao Turista, Jennifer Tayrini conclui a certificação ontem (22) e já planeja outras capacitações. Para ela, que trabalha em uma agência de viagens em São Miguel das Missões (RS), o destaque fica com os materiais de inglês para atender turistas estrangeiros, formação de preços e a melhor conduta na hora de oferecer serviços. “O diferencial do curso é aliar conteúdo qualificado com gratuidade e acesso online”, destaca Jennifer.

Já Geliandra Lopes, de Ponta Grossa (PR), optou pelo curso de Gestor de Turismo. A ideia é utilizar os conhecimentos adquiridos no trabalho que ela exerce em unidades de conservação do Estado do Paraná. “Aprendi muito sobre elaboração de projetos e levantamento dos atrativos turísticos da região. Estou extremamente satisfeita com a capacitação e com a facilidade do material de apoio, por meio de vídeos que você pode rever para memorizar o conteúdo. Agora é colocar em prática”, afirma a aluna.

SOBRE OS CURSOS – Em sua segunda edição, o curso de Atendimento ao Turista, de 80 horas, é dividido em quatro módulos: Introdução, Atendimento, Comunicação e Transversal. Já o de gestor, em sua primeira edição com 50 horas, conta com 35 unidades distribuídas em 5 módulos: Introdutório; Planejamento, Legislação, Projetos, e Programas e ações específicas do Ministério do Turismo.

Os cursos à distância oferecidos pelo Ministério do Turismo são destinados a profissionais que atuam em atividades turísticas ou interessados em ingressar neste mercado de trabalho. O turismo é uma atividade econômica que movimenta mais de 50 segmentos produtivos impactados direta e indiretamente pelo setor de Viagens, com forte potencial e capacidade para geração de empregos e renda.

Assista à mensagem do secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, Aluizer Malab, aos alunos que estão concluindo os cursos:

Edição: Vanessa Sampaio

Postagens relacionadas

Catamarã de luxo com destino a Palau

William Teodoro

Ministério do Turismo alerta sobre golpe

Redação 1

Ministro diz que paradoxo do Brasil é “querer empregos, mas ser contra as empresas”

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade