Tribuna Ribeirão
Cultura

Grupo traz mais um texto de Pirandello

O 1º Festival de Teatro – “Pi­randello e um pouco mais”, em homenagem ao grande autor italiano Luigi Pirandello (1867-1936) e promovido pela Sociedade Dante Alighieri e pelo Teatro Dante Alighieri desde o dia 9, apresenta nesta sexta-feira, 7 de dezembro, a peça “A patente 2”, de autoria do home­nageado e com direção de Celso Rodrigues. A encenação terá início às 19 horas, na Sala dos Arcos do Centro Cultural Palace, na rua Álvares Cabral nº 322, esquina com a Duque de Caxias, no Quarteirão Paulista, Centro Histórico de Ribeirão Preto. No elenco estão Cael Camargo, Camila Ribeiro, Jana Munhoz, Lívia Carelli, Poli Martins e Suzi Elaine. A entrada é franca e o acesso será liberado por ordem de chegada. O local tem 120 lugares disponíveis. Informa­ções pelo e-mail teatro.dante@ hotmail.com ou através dos telefones (16) 3013-9300 e (16) 99160-4460. “A patente” abriu o evento no dia 9. No dia 23 foi a vez de “Guido & Nicoletta” – de Celso Rodrigues, a única peça do festival que não foi escrita por Pirandello. No dia 30 foi a vez de “O jarro”.

Ainda serão encenadas “A patente 2” e “Be­lavida” (dia 14). Sinopse de “A patente 2” – Rosário Chiàrchiaro está de volta para tentar fazer valer o que acha ser seu por direito. É um homem sem perspectivas e que perde tudo o que tem na vida. Por ser considerado pé frio e agourento, ninguém o quer por perto. Atrai temores supersti­ciosos onde quer que passe, levando as pessoas a fazer os mais diversos sinais desdenho­sos de esconjuro. Vendo-se sem saída para sustentar sua família, uma mulher paralítica e duas pobres filhas, Rosário resolve, então se valer da condição que lhe é imposta. Decide, então, processar dois jovens influentes da cidade por terem feito sinais de esconjuro para ele. Mas quer perder a causa… Cansado da humanida­de nojenta, agora quer vingar-se explorando a superstição popular, impondo um imposto que ninguém, quando de sua passagem se recusará a pagar. Mas para isso falta-lhe apenas um detalhe… “A patente” aborda o tema tipicamente pirandélico do con­traste entre o que somos e o que pensam de nós. Este tema surge através de uma história relacio­nada à ignorância e superstição de uma sociedade culturalmente atrasada, na qual mesmo os juízes acreditam na ilusão e na doença. Diante dessa sociedade, que im­põe ao indivíduo uma “máscara” odiosa e esmagadora, o homem não pode se rebelar, mas apenas aceitar seu próprio destino.

Postagens relacionadas

‘Sotaque Blues’ terá três shows em março

William Teodoro

Morre Genival Lacerda, ícone do forró

William Teodoro

Show do Bita vai divertir as crianças no Pedro II

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade