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22ª FIL- A leitura como elo

Hoje tem início a 22ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto com o tema “Entre os extremos, as dualidades: a literatura como elo”. Segundo os organizadores as extremidades estão em todos os espaços, mas podem ser ressignificadas.

Justamente nesta semana o livro esteve no centro de uma polêmica causada pela Secretaria de Estado da Educação ao anunciar que a par­tir de 2024, os estudantes dos ensinos fundamental e médio daquela rede não irão mais receber material didático impresso do Programa Nacional de Livros Didáticos, do Ministério da Educação. A adesão foi feita apenas para obras literárias e obras para a Educação de Jovens e Adultos. A medida polêmica causou questionamentos principalmente dos professores que foram surpreendidos e, além de reclamar por não serem ouvidos, apresentaram uma série de questionamentos.

O tema digitalização do material didático, não é novo e vá­rios países já o enfrentaram, porém eles adotaram processos que integram as obras físicas com as digitais e, além de disponibilizar a tecnologia para todas as escolas e alunos, planejaram a transição e, principalmente, a formação tecnológica dos educadores.

Quanto à efetividade, estudos internacionais mostram que a dis­ponibilização de recursos educacionais digitais (REDs) não significou melhor aprendizagem, inclusive com queda na proficiência leitora dos estudantes com o uso de telas quando comparada à capacidade leitora em livros impressos. O jornal inglês The Guardian publicou um estudo, no ano passado, registrando que leitores utilizando um Kindle recordaram menos detalhes em um romance de mistério do que as pessoas que leram o mesmo livro na versão impressa.

É certo que a chamada Geração Alpha (crianças nascidas desde 2010) vive conectada e rodeada por tecnologia, está familiarizada com as mídias eletrônicas (tablets, kindle, e outros e-readers e aplicativos). Assim, ler um e-book seria semelhante ao uso diário do smartphone, mas não pode ser privada do contato com o papel, suas tintas e texturas.

Para fomentar a polêmica, o defensor do livro impresso e editor da New York Magazine, Adam Sternbergh provoca “Um livro físico é como comer um prato delicioso em um belo restaurante com uma vista fantástica; um e-book é como comer essa mesma refeição em uma embalagem para viagem, no seu colo, em um porão.” De outro lado, defensores do digital falam de acessibili­dade em inúmeros acervos, incluindo bibliotecas universitárias e possibilidade de utilização por pessoas com limitações motoras ou baixa visão, com alteração de brilho, cor da tela, tipo e tamanho da fonte. Também a disponibilidade de programas que convertem textos em voz, proporcionando inclusão das pessoas cegas.

Defendo que seria interessante uma análise ampla e participativa contemplando a escuta de professores, alunos e familiares, para então definir os modelos e formas a serem adotados. Mas como a proposta da 22ª FIL é enxergar o livro como elo, vamos destacar os benefícios proporcionados pela leitura seja física ou digital. Como nos ensina Gilberto Gil, autor homenageado deste ano “Tempo de ler é tempo de ser. É tempo de transformar, de amadurecer, de crescer, de conhecer e desconhecer para a compreensão da vida. Ler é beber da fonte da eterna inquietude, é a plenitude do silêncio e a amplidão do olhar”.

Então fica o convite para você investir parte de seu tempo visitando a FIL e tomando contato com uma infinidade de livros e autores. Entre as inúmeras atividades, destaco as permanentes: Exposição Brazilian International Photography Circuito, no Museu da Imagem e do Som (MIS); V Salão Internacional de Arte Fotográ­fica Analógica da Ordem dos Jornalistas da Região Metropolitana de Ribeirão Preto em parceria com o Grupo Amigos da Fotografia; Exposição ALARP e os Saraus da UEI e da CPERP, respectivamente nos dias 12 e 20 às 14 horas, todas no Centro Cultural Palace.

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