Tribuna Ribeirão
Esportes

Seleção divide viagem em etapas até La Paz

Com um planejamento bem diferente do habitual, para tentar diminuir os efeitos da altitude de La Paz, a seleção brasileira iniciou no meio da tarde dessa quarta-feira (4) sua viagem à Bolívia. A delegação deixou a Granja Comary, em Teresópolis, às 15h35, rumo ao aeroporto do Galeão, no Rio, onde embarcou em voo fretado para Santa Cruz de La Sierra, às 17h30. O grupo ficará con­centrado lá até o fim da manhã desta quinta, e chegará à capital boliviana apenas três horas an­tes da partida.

Segundo integrantes da co­missão técnica da seleção, a lo­gística visa diminuir os efeitos do chamado “Mal Agudo da Montanha”, sintomas que afe­tam quem não está acostuma­do a altitudes como a de La Paz, de 3.600 metros. Eles incluem náuseas, dores de cabeça, fra­queza muscular e até vômitos.

De acordo com os médi­cos e fisiologistas da seleção, esses efeitos costumam apa­recer a partir de seis horas após o desembarque nas ci­dades muito altas. Por isso, o time chegará quase na hora da partida e voltará ao Bra­sil pouco depois do jogo – o confronto está marcado para as 16h locais (17h de Brasí­lia), e o retorno para às 21h30 (22h30 no Brasil).

Para compromissos fora de casa pelas Eliminatórias da Copa, a seleção costuma chegar com dois dias de antecedência e sempre faz um treino de re­conhecimento de gramado na véspera da partida. Desta vez, isso foi descartado.

Além da viagem em cima da hora, a comissão técnica da se­leção também providenciou 11 cilindros de oxigênio. A ideia é que os titulares os utilizem por pelo menos cinco minutos no intervalo da partida. A alimen­tação dos jogadores também terá reforço de carboidratos.
A equipe está definida e vai entrar em campo com a seguin­te formação: Alisson; Daniel Alves, Thiago Silva, Miranda e Alex Sandro; Casemiro; Pauli­nho, Renato Augusto, Philippe Coutinho e Neymar; Gabriel Jesus.

Postagens relacionadas

Marcelo Melo vence na estreia pela chave de duplas de torneio em Colônia

Redação 1

Nadador conquista sexto pódio do Brasil na Universíade de Verão

Redação 1

Guerra, do Palmeiras, está na mira do Coritiba

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade