Tribuna Ribeirão
Geral

Região tem cidades no ‘top five’ de raios

DIVULGAÇÃO

Adriana Dorazi
Especial para o Tribuna

As chuvas fortes neste iní­cio de ano vieram acompanha­das de muitos raios em todo o estado de São Paulo. A última quinta-feira, 13 de janeiro, foi um dos dias com mais registros: 101.160, sendo os municípios com mais descargas elétricas Jacareí (4.955), Santa Branca (4.371), Pirassununga (4.329) – a 105 quilômetros de Ribeirão Preto –, Mococa (3.488) – uma das 34 cidades da Região Metro­politana – e Guararema (2.774).

Já na capital paulista, nesse dia, foram 837 raios, sendo 355 nuvem solo e 482 entre nuvens. Aliás, o estado de São Paulo foi o que mais registrou raios, com 101.160 descargas elétricas em menos de 24 horas, na quin­ta-feira, seguido por Amazo­nas (87.557) e Minas Gerais (55.876). O levantamento é da Earth Networks.

Os raios mais comuns são as descargas elétricas atmosfé­ricas que se formam em algu­mas nuvens, têm um grande desenvolvimento vertical e alcançam mais de dez quilô­metros entre sua base e o topo. De acordo com o Climatempo, as simulações da previsão de temperatura de vários mode­los atmosféricos indicam forte aquecimento e grande redução da chuva na Região Sudeste no começo da segunda quinzena de janeiro de 2022.

O padrão de circulação at­mosférica já está mudando. A Alta Subtropical do Atlântico Sul (Asas) está se aproximando da Região Sudeste, e a circulação de ventos nos níveis médios da atmosfera vai ajudar a dificultar a formação de nuvens de chuva. Isso vai permitir que os dias sejam bastante ensolarados, com alto índice de insolação, fazendo com que as temperaturas subam com mais facilidade. Há um grande potencial para temporais.

O fluxo de umidade tende a descer mais para o Sul do Brasil, o que é uma boa notícia, já que a Região vem sofrendo com pro­blemas de estiagem. Esse será um grande destaque neste início da segunda quinzena de janeiro. A parte norte da Região Nordes­te e o Norte do Brasil ainda po­dem ter pancadas de chuva com forte intensidade no próximo período também.

Postagens relacionadas

Polícia Civil investiga morte de bebê na UPA

Redação 1

Larga Brasa

William Teodoro

Rodrigo Janot pede a prisão de Joesley

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade