Tribuna Ribeirão
Cultura

Aferição da audiência: Ibope precisar atualizar a amostra

Em diferentes ocasiões pude constatar a seriedade dos ser­viços oferecidos pela Kantar Ibope na aferição da audiência. Entre as mais recentes, a primeira em Londres, na sua sede principal, e a outra, em São Paulo, na preparação do livro Bio­grafia da Televisão Brasileira. Negócio é sério.

No entanto, os números de audiência da TV aberta, apresenta­dos nos últimos tempos, têm chamado atenção de executivos das grandes redes. E de todos.

Quando se olha, por exemplo, para as médias das transmissões de futebol na Globo, comparadas aos últimos meses, a pergunta que fica é: pra onde foi esse público se, neste caso, a detentora dos direitos é a mesma e não tem como ver aos jogos em outro lugar?

A mesma coisa se observa na Record, SBT e Band, em programas como “Power Couple”, “Ilha”, “Hora do Faro”, “Show do Milhão”, “Eliana”, os realities culinários nas noites de sábado e, ainda, Da­tena e “Masterchef”.

Produtos que, mesmo suando a camisa, não atingem números que merecem ou que registravam há pouco tempo. A impressão que se tem é que o público evaporou.

Talvez o problema esteja na amostra muito pequena, propor­cionalmente à população das praças onde é feita a leitura. A mesma que persiste há anos.

Postagens relacionadas

Principais nomes da década: Enzo e Valentina ficam fora de Top 10

William Teodoro

Ministério do Turismo assume oficialmente a Cinemateca Brasileira

Redação 1

Djavan lança o disco ‘Vesúvio’, o 24º da carreira

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade