Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Espaço – Água de Lindoia hidratou astronautas da Apolo 11 em viagem à Lua

Água de Lindoia e a nota fiscal de venda - Reprodução

São 52 anos do feito; água seria da fonte São Sebastião em Lindoia, conhecida por possuir propriedades terapêuticas, que auxiliavam no tratamento de problemas renais; Existe uma nota fiscal que comprova a venda

Na última terça-feira, dia 20 de julho, um dos maiores feitos da humanidade acontecia em 1969. Nesta data, às 20h17-, horário universal, ou 17h17 de Brasília-, a Apollo 11 pousava na Lua. A viagem espacial que levou os astronautas Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins decolou no dia 16 de julho daquele ano. Mas como os três astronautas se hidrataram nesse quase um mês no espaço? Documentos e informações mostram que a água utilizada foi de Lindoia, no interior de São Paulo.

Mas como essa água foi parar dentro da Apollo 11? Relatos indicam que durante férias no Brasil, em 1926, a cientista polonesa Marie Stojanovska, duas vezes agraciada com o prêmio Nobel de Química, descobriu a água, sua pureza e teria indicado à Nasa.

A água em questão seria da fonte São Sebastião em Lindoia, conhecida por possuir propriedades terapêuticas, que auxiliavam no tratamento de problemas renais. Na ocasião a empresa era de propriedade dos Irmãos Carrieri. Atualmente a água dessa fonte é comercializada com o nome Lindoya Verão, da empresa Águas de Lindoia.

A principal prova da empresa Águas de Lindoia é uma nota fiscal emitida para Nasa em 1969, pela distribuidora de águas minerais Cervejaria Amazonas. A compra efetuada foi de cem dúzias de recipientes de meio litro. O valor da compra foi de NCrs$ 226,00. O endereço para remessa era Missão Espacial Norte Americana – EUA, estabelecida no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, Via Cabo Kennedy. Consta a observação “caixas com tampa para viagem”. A nota está emoldurada e exposta na Prefeitura da cidade.

Em matéria publicada na Revista Galileu, a NASA não confirmou que a água dos astronautas realmente veio do Brasil. Em e-mail, Katherine Brown, assessora de imprensa da agência espacial norte-americana disse que “células de combustível a bordo da espaçonave Apollo forneceram água potável para a tripulação”.

Segundo a matéria, durante a missão, os astronautas precisavam de água para beber, lavar e preparar alimentos, e as tais células de combustível da espaçonave forneceram a maior parte. “É possível que a tripulação tenha bebido água engarrafada após o voo, mas não temos nenhum registro sobre a origem das garrafas”, diz Brown.

Água que foi vendida para a Nasa e relógio utilizado pelos astronautas da Apollo 11 – Reprodução

Festa comemorou os 50 anos – Há dois anos, no cinquentenário da viagem espacial, a Águas de Lindoia e a marca de relógios suíça Omega realizaram uma festa de comemoração. Uma embalagem de água com edição especial foi lançada. A Omega expôs o relógio da marca utilizada pelos astronautas.

Água que foi vendida para a Nasa e relógio utilizado pelos astronautas da Apollo 11 – Reprodução

Apollo 11: viagem à lua

Apollo 11 foi um voo espacial tripulado norte-americano responsável pelo primeiro pouso na Lua. Os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin alunissaram o módulo lunar Eagle em 20 de julho de 1969 às 20h17min UTC (horário universal, 17h17 de Brasília). Armstrong tornou-se o primeiro humano a pisar na superfície lunar seis horas depois já no dia 21, seguido por Aldrin vinte minutos depois. Os dois passaram por volta de duas horas e quinze minutos fora da espaçonave e coletaram 21,5 quilogramas de material para trazer de volta a Terra. Michael Collins pilotou sozinho o módulo de comando e serviço Columbia na órbita da Lua enquanto seus companheiros estavam na superfície. Armstrong e Aldrin passaram um total de 21 horas e meia na Lua até reencontrarem-se com Collins.

Aldrin prestando continência à bandeira dos Estados Unidos – Reprodução/Wikipédia

A missão foi lançada por um foguete Saturno V do Centro Espacial John F. Kennedy, na Flórida, em 16 de julho, tendo sido a quinta missão tripulada do Programa Apollo da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA). A nave Apollo era formada por três partes: um módulo de comando com uma cabine para três astronautas, a única parte que retornou para a Terra; um módulo de serviço, que apoiava o módulo de comando com propulsão, energia elétrica, oxigênio e água; e um módulo lunar dividido em dois estágios, um de descida para a Lua e um de subida para levar os astronautas de volta à órbita.

Os astronautas foram enviados em direção da Lua pelo terceiro estágio do Saturno V, separando-se do resto do foguete e viajando por três dias até entrarem na órbita da Lua. Armstrong e Aldrin então foram para o Eagle, pousaram em Mare Tranquillitatis e passaram um dia na superfície. Os astronautas usaram o estágio de subida do módulo lunar para saírem da Lua e acoplarem com o Columbia. O Eagle foi abandonado antes de realizarem as manobras que os colocaram em uma trajetória de volta para a Terra. Eles retornaram em segurança e amerissaram no Oceano Pacífico em 24 de julho após oito dias no espaço.

A alunissagem foi transmitida ao vivo mundialmente pela televisão. Armstrong pisou na superfície lunar e falou palavras que ficaram famosas: “É um pequeno passo para [um] homem, um passo gigante para a humanidade”. A Apollo 11 encerrou a Corrida Espacial e realizou o objetivo nacional norte-americano estabelecido em 1961 pelo presidente John F. Kennedy de “antes de esta década acabar, aterrissar um homem na Lua e retorná-lo em segurança para a Terra”. Os três astronautas foram recebidos com enormes celebrações nos Estados Unidos e pelo mundo, recebendo diversas condecorações e homenagens.

Homem mais rico do mundo faz viagem espacial

A tripulação do voo: Mark e Jeff Bezos, Oliver Daemen e Wally Funk – Foto: Twitter/Blue Origin

Na terça-feira, dia 20, data que foi comemorada a viagem à Lua o homem mais rico do mundo foi para o espaço – e voltou com as mãos sobre um novo negócio. Fundador da Amazon, Jeff Bezos embarcou no primeiro voo com seres humanos a bordo da Blue Origin, sua empresa de exploração espacial. Com o feito atingido com sucesso, o bilionário se coloca de vez na corrida espacial, uma área na qual vinha comendo poeira de rivais como Elon Musk, da SpaceX, e Richard Branson, da Virgin Galactic.

Em apenas 10 minutos e 10 segundos, a viagem foi concretizada com sucesso: a nave tocou o solo terráqueo às 10h22. O lançamento ocorreu às 10h12. A separação da cápsula ocorreu às 10h16 e o lançador voltou à Terra e tocou o solo às 10h19 – o voo atingiu velocidade máxima de 3.595 km/h. Os paraquedas da nave se abriram por volta das 10h20. Ainda perto do local de pouso, a equipe comemorou com champanhe o sucesso da viagem.

Após a realização da viagem do patrão com sucesso, a Blue Origin comemorou o feito no Twitter. O fundador da empresa viajou ao lado do irmão Mark Bezos, da ex-instrutora de voo Wally Funk e o estudante de física Oliver Daemen. Funk, de 82 anos, e Deamen, de 18 anos, se tornaram a mais velha e o mais novo a irem ao espaço respectivamente. A Blue Origin anunciou que deve fazer mais dois voos tripulados ainda neste ano, mas os preços não foram revelados. Os interessados devem mandar e-mails para a empresa.

Foto 5 – Crédito: Twitter/Blue Origin

A tripulação do voo: Mark e Jeff Bezos, Oliver Daemen e Wally Funk

Dia do Amigo foi inspirado na viagem espacial

Comemorado em 20 de julho, o Dia do Amigo foi criado pelo professor de psicologia, músico e dentista, o argentino, Enrique Ernesto Febbraro. Ele se inspirou na chegada do homem à Lua. Febbraro imaginou que a viagem espacial aproximaria todos os povos do planeta.

Postagens relacionadas

Festival RIRbeirão será em janeiro

Redação 1

Itamaraty confirma morte de brasileiro que estava em Israel

Redação 2

Jovem é preso com cerca de mil porções de drogas em Ribeirão Preto

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade