Tribuna Ribeirão
Cultura

RP terá Clube de Leitura 6.0

Após beneficiar 1.352 ido­sos em 26 cidades paulistas, incluindo a capital, o Clube de Leitura 6.0 abre seu maior núcleo em um só município. Será na cidade-sede do Ob­servatório do Livro, Ribeirão Preto, que receberá de uma só vez 15 clubes com um total de 300 membros.

O lançamento será na ter­ça-feira, 8 de junh, por meio do Facebook e YouTube. Per­sonagens e histórias carrega­das de emoções têm marcado o êxito do projeto e impacta­do a vida dos participantes dos 119 clubes virtuais que funcionam desde o início de 2020 e já alcançam o dobro da média de leitura da popu­lação brasileira.

O evento de lançamento, denominado “Leitura 6.0: afeto e saúde mental na pan­demia”, terá a presença de Galeno Amorim, presidente do Observatório do Livro, Lucimar Matiello, presidente do Conselho Municipal do Idoso e o prefeito Duarte No­gueira (PSDB).

Na sequência, o médico e coordenador do programa USP 60+, Egídio Dórea abor­dará o tema “Os benefícios da leitura para a saúde mental”. O painel “A leitura é sempre uma grande aliada”, terá show de craques e premiados escri­tores Luiz Ruffato, com obras traduzidas em 13 países, Me­nalton Braff, romancista com 27 livros publicados, e o mes­tre em História, escritor e jor­nalista, Heródoto Barbeiro.

O momento artístico fi­cará por conta da atriz, escri­tora, roteirista Kenia Maria. Ela, que é criadora da série Pai Online, do Programa É de Casa, integra a lista dos 100 negros mais influentes do mundo, segundo a premiação do Mipad (sigla em inglês para “Os Maiores Influencia­dores Afrodescendentes”), destinada aos afrodescen­dentes e chancelada pela Or­ganização das Nações Unidas (ONU).

Personagens e histórias carregadas de emoções têm marcado o êxito do projeto e impactado a vida dos par­ticipantes dos 119 clubes vir­tuais que funcionam desde o início de 2020 e já alcançam o dobro da média de leitura da população brasileira.

O presidente do Observa­tório, Galeno Amorim, que idealizou o projeto, comenta que, “em tempos tão difíceis como os atuais, a leitura lite­rária e os encontros virtuais têm feito a diferença na vida desses idosos, ajudando na socialização e a manter a es­perança”.

A secretária de Desenvol­vimento Social de SP, Célia Parnes, afirma que uma das razões para elogiar o projeto é por ele pensar a longevida­de com “um olhar de inclusão e inovação”. Já o presidente do Conselho Estadual do Idoso, Tomas Freund, observa que o órgão está muito feliz e orgu­lhoso de ser parceiro do Clu­be de Leitura 6.0.

“É um prazer participar de um projeto vitorioso que pos­sibilite a pessoa idosa a conti­nuar conhecendo, sonhando e vivendo uma série de coi­sas que o livro proporciona”, completa. Enquadrado na Lei do Idoso, o Clube de Leitura 6.0 tem como patrocinadores as Lojas Americanas, UOL, VALID e NitroQuimica. As inscrições para quem quiser participar dos clubes de leitu­ra podem ser feitas pelo link https://observatoriodolivro.org.br/inscricao-clube-60-rp

Postagens relacionadas

Concerto pedagógico terá diversas canções

Redação 1

Zayn Malik revela motivo ‘egoísta’ de saída do One Direction e bastidores de briga com ex-sogra

William Teodoro

RP recebe drama de Augusto Cury

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade