Tribuna Ribeirão
Justiça

Maioria confia no Judiciário paulista

MARCELLO CASAL JR./AG.BR.

A Associação Paulista de Magistrados (Apamagis) aca­ba de apresentar dados sobre a JUSBarômetro, uma pesquisa inédita encomendada ao Ins­tituto de Pesquisas Sociais, Po­líticas e Econômicas (Ipespe) para avaliar a visão da socieda­de sobre o Judiciário paulista.

A pesquisa revela que 58% das pessoas que já recorreram ao Judiciário confiam na ins­tituição. Quarenta e cinco por cento dos entrevistados que nunca se utilizaram dos serviços da Justiça de São Paulo também manifestaram confiança.

“Quanto mais a população conhece e se utiliza do Judi­ciário, mais elevado é o grau de confiança que nele depo­sita”, destaca a presidente da Apamagis, Vanessa Mateus. O estudo desenvolvido pelo Ipesp aponta um dado preo­cupante, na avaliação da pre­sidente da associação: apenas 14% dos entrevistados se jul­gam bem informados sobre o funcionamento do Judiciário.

“Esse dado é relevante, quando comparamos o grau de confiança em média no Poder Judiciário e o grau de confiança entre as pessoas bem informadas. Se em mé­dia a confiança no Judiciário gira em 49%, entre as pessoas que se declaram bem informa­das e confiam na Justiça esse número aumenta para 62%, o que significa que o Judiciário precisa melhorar a comunica­ção com a sociedade, ser mais transparente para elevar o ní­vel de confiança”, constata.

JUSBarômetro ainda des­taca a importância da Justiça capilarizada: “A Justiça em São Paulo goza de maior confiança do que a federal. Isso demons­tra que a capilaridade da Justiça aumenta o grau de confiança da população”, afirma a presidente da Apamagis. O estudo também indica que 81% dos entrevis­tados usuários dos serviços da Justiça paulista demonstraram satisfação com o atendimento recebido dos funcionários.

Outros 76% disseram estar satisfeitos com as instalações das varas, juizados e do Tri­bunal de Justiça de São Paulo (TJ/SP); e 71%, com o com­portamento do juiz. Segundo Vanessa Mateus, JUSBarôme­tro indica “um caminho a ser trilhado, que é o do conhe­cimento da população sobre o Judiciário para que ela for­me sua visão de forma justa e transparente”.

Essa primeira de três edi­ções da JUSBarômetro foi re­alizada entre 26 e 30 de abril, com uma amostra de mil en­trevistados no Estado de São Paulo, segundo as caracterís­ticas socioeconômicas demo­gráficas da população com uma margem de erro máxima de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Postagens relacionadas

TRE inicia julgamento que pode cassar mandato de Sergio Moro

William Teodoro

Negada ação por ‘rabeira’

William Teodoro

STF suspende revisão de vida toda do INSS

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade