Tribuna Ribeirão
Geral

Selo dos Correios faz homenagem aos garis

Profissional que desempe­nha uma atividade essencial, se mostrando ainda mais relevan­te nesses tempos de pandemia, o “gari” estampa a primeira emissão da “Série Profissões”, lançada nesta sexta-feira, 14 de maio, pelos Correios. Este é o primeiro selo de um total de cinco peças filatélicas que serão apresentadas até 2025, com destaque a diferentes ocu­pações profissionais.

Essa emissão busca ressal­tar a importância da profis­são dos garis, essencial para a manutenção do bem-estar e saúde de todos. O reconheci­mento desta categoria profis­sional, por meio do selo postal é, além de uma justa homena­gem, também uma tentativa de resgatar e destacar a imagem desses trabalhadores como in­divíduos de grande relevância, e que, por muitas vezes, são in­visíveis aos olhos da sociedade.

Porém, não há como esque­cer de personagens marcantes que atuam nessa profissão e ajudam a desmitificar pontos de vistas e padrões. Em 2012, por exemplo, o gari Renato Sorriso, da cidade do Rio de Janeiro, já conhecido pelos brasileiros por seu carisma na Marquês de Sa­pucaí, participou da cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Londres.

Já em 2020, Tales Alves ficou conhecido nas ruas de Belo Horizonte (MG) como o “Gari Galã”. Ele foi caixa de su­permercado, escolheu ser gari e participou de um concurso de modelo. Essas e outras his­tórias inspiram os Correios a homenagearem esses trabalha­dores, que merecem todo o re­conhecimento por manterem a limpeza dos logradouros pú­blicos e executarem um servi­ço essencial para que se tenha mais saúde e qualidade de vida nas cidades.

Selo
A arte da emissão foi pro­duzida por Bernardo França e traz o desenho de dois garis em plena atividade. A cor laranja, característica do uniforme desses profissionais, é um dos destaques da peça. O selo tem tiragem de 300 mil exemplares e valor unitário de 1° Porte da Carta (R$2,05). O selo estará disponível para venda na loja virtual e, também, nas princi­pais agências de Correios.

Postagens relacionadas

Suspeita de dengue adia cirurgia final de siamesas

William Teodoro

Sobe para 46 número de mortos no Rio Grande do Sul

Redação 2

Chuvas deixam 21 mortos e 660 famílias desabrigadas no Estado de São Paulo

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade