Tribuna Ribeirão
Educação

Encceja: inscrições vão até 22 de janeiro

As inscrições para o Exa­me Nacional para Certifi­cação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020 começaram em 11 de janeiro e vão até sexta-feira, dia 22. Os interessados po­dem se inscrever na página do Encceja na internet, gra­tuitamente.

Caso necessário, o parti­cipante pode solicitar, duran­te a inscrição, atendimento especializado para o dia da prova. O exame é constituí­do por quatro provas objeti­vas, por nível de ensino, cada uma contendo 30 questões de múltipla escolha e uma pro­posta de redação.

Encceja
O Encceja é destinado a jovens e adultos que não con­cluíram seus estudos na idade adequada para cada etapa de ensino, desde que tenham, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e 18 anos completos no caso do ensino médio, na data de realização do exame.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educa­cionais Anísio Teixeira (Inep) é o responsável pela realiza­ção do exame, que é aplicado desde 2002, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação.

Já a emissão do certificado e da declaração de proficiên­cia é de responsabilidade das secretarias de Educação e dos institutos federais de Edu­cação, Ciência e Tecnologia, que firmam Termo de Ade­são ao Encceja.

Justificativa de ausência
Também desde esta se­gunda-feira, os inscritos que tiveram recusada a justifica­tiva de ausência no Encceja 2019 e entraram com recurso podem conferir os resulta­dos.

O prazo para fazer a jus­tificativa terminou em de­zembro. O procedimento é obrigatório para quem se ins­creveu em 2019, mas faltou a alguma das provas e agora deseja tentar novamente na edição de 2020.

Se ainda com o recurso a justificativa não tiver sido aceita, o participante terá ressarcir o Inep em R$ 40 ao se inscrever novamente. O pagamento poderá ser feito a partir da próxima semana, por meio da Guia de Recolhi­mento da União (GRU) que será gerada ao final do ato de inscrição.

Postagens relacionadas

Nova lei retoma política nacional de educação em tempo integral

William Teodoro

Professores de redes municipais se adaptaram às teconologias de ensino

Redação 1

Salto para o Futuro propõe uma reflexão sobre o machismo

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade