Tribuna Ribeirão
DestaqueSaúde

RP pode antecipar vacinação

DIVULGAÇÃO/MS

O ministro da Saúde, Edu­ardo Pazuello, afirmou a pre­feitos, em reunião por video­conferência nesta quinta-feira, 14 de janeiro, que a vacinação contra a covid-19 vai começar no próximo dia 20, caso todo o processo de validação dos imu­nizantes tramite dentro do prazo normal. A data já era apontada pelo governo federal como o ce­nário “mais otimista” para abrir a campanha, segundo o Plano Nacional de Imunização (PNI).

Pazuello participou de reu­nião com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Mais de 130 chefes de municípios acompa­nharam virtualmente a discus­são, entre eles Duarte Nogueira (PSDB), escolhido para repre­sentar os prefeitos de cidades brasileiras que não são capitais. O chefe do Executivo munici­pal diz que Ribeirão Preto tam­bém tem condições de iniciar a imunização na quarta-feira (20), feriado de São Sebastião, padroeiro da cidade.

“O ministro Pazuello infor­mou que a imunização contra a Covid-19 será no dia 20 de janeiro, às dez horas, e se dará de forma simultânea em todo Brasil. Acredito que Ribeirão Preto, pelo porte de uma das maiores cidades do país, seja contemplada. Se assim for, es­tamos preparados para anteci­par nosso plano municipal de vacinação”, explica.

Por enquanto, o Plano Mu­nicipal de Imunização contra a Covid-19 prevê o início da vacinação na cidade em 25 de janeiro. “Ele (o ministro) con­diciona, claro, ao aval da cer­tificação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitá­ria) em relação às vacinas que solicitaram a certificação e, ao mesmo tempo, que as vacinas estejam distribuídas priorita­riamente em todas as capitais brasileiras”, emenda Nogueira.

O ministro repetiu que oito milhões de doses de vacinas devem estar disponíveis em janeiro, sendo dois milhões do modelo de Oxford/AstraZene­ca e seis milhões da Corona­Vac. Estes imunizantes serão entregues no Brasil pela Fun­dação Osdwaldo Cruz (Fio­cruz) e pelo Instituto Butantan, respectivamente.

A Anvisa decidirá neste domingo, 17 de janeiro, se li­bera ou não o uso emergencial destes dois imunizantes. Após este aval, as doses poderiam ser aplicadas na população. Pazuello disse aos prefeitos que as doses da vacina de Oxford/ AstraZeneca devem chegar aos Estados na segunda-feira (18).

Um avião decolou do Aero­porto de Viracopos, em Cam­pinas, na tarde desta quinta-fei­ra, em direção ao Recife (PE), de onde partirá, na noite desta sexta-feira (15), para buscar as doses na Índia. A previsão de retorno é para domingo, dia 17, com pouso agendado para o Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, no Rio de Janeiro. Antes do aval da Anvisa, porém, as doses devem ficar sob cuidados da Fiocruz. O presidente Jair Bolsonaro já disse que não irá se vacinar contra a covid-19.

O avião que partirá em direção à Índia é um Airbus A330neo, maior aeronave da frota da companhia e estará equipado com contêineres es­pecíficos para garantir o con­trole de temperatura das doses que, de acordo com as reco­mendações do fabricante, é de menos de 80 graus Celsius (°C). Na quarta-feira (13), a Agên­cia Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou as empresas aéreas a transportarem vacinas refrigeradas com gelo seco na cabine de passageiros dos avi­ões. O transporte só ocorrerá, entretanto, se não houver pas­sageiros durante o voo.

Já o governador João Doria (PSDB) quer abrir a vacina­ção no Estado imediatamente após a decisão da Anvisa. “No Estado de São Paulo, os óbitos estão presentes em 77% das pessoas acima dos 60 anos e com comorbidades. Em Ri­beirão Preto, 84% dos óbitos foram de pessoas com 60 anos ou mais, portanto é o grupo que iremos vacinar. No Brasil, este mesmo grupo é compos­to por 44 milhões de pessoas, ou seja, 21% dos brasileiros”, explica Nogueira.

A Frente Nacional dos Prefeitos disse ainda que, na reunião, Pazuello apresentou a seguinte previsão de quantas doses de vacina o país terá nos próximos meses: oito milhões em janeiro, 30 milhões em fe­vereiro e 80 milhões em abril. O valor é cumulativo, ou seja, a quantidade dos meses anterio­res também é contabilizada. O secretário-executivo do Minis­tério da Saúde, Élcio Franco, disse que a campanha de vaci­nação contra a covid-19 deverá começar ao mesmo tempo em todas as capitais.

Plano de vacinação em Ribeirão Preto
O Plano Municipal de Imunização contra a Covid-19 contempla pontos fixos nas salas de va­cinação de 37 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da rede municipal de saúde e mais cinco pontos alternativos. Um fica no Núcleo de Gestão Assis­tencial em Saúde (NGA), na rua Minas nº 895, nos Campos Elíseos (Zona Norte).

O sistema “drive thru” vai atender no estaciona­mento do Estádio Santa Cruz (Botafogo), na Ribeirâ­nia (Zona Leste). Também haverá imunização em de postos no RibeirãoShopping, no Jardim Califórnia (Zona Sul), e no Santa Úrsula Shopping, no bairro de Higienópolis (Central), além do Centro Médico de Ribeirão Preto, localizado na rua Thomaz Nogueira Gaia nº 1.275, no Jardim Irajá (Zona Sul).

A Câmara de Vereadores pode ser o 43º posto de vacinação. A prefeitura de Ribeirão Preto pretende vacinar 150.275 pessoas contra o coronavírus até 22 de março. A previsão é imuni­zar o público-alvo determinado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e pelo Ministério da Saúde. A imunização será feita em duas doses, com o intervalo de três semanas entre a primeira e a segunda aplicação.

Fazem parte do público-alvo pessoas com mais de 60 anos de idade e profissionais de saúde. Este contingente foi escolhido por ter o maior número de provocadas pela covid-19. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, em Ribeirão Preto, 84% das mortes provocadas pelo vírus foram de pessoas com mais de 60 anos. Já os profissionais de saúde estão no grupo prioritário por trabalharem na linha de frente de combate à doença e no atendimento aos pacientes. A vacinação será realizada de segun­da-feira a sábado, das sete às 17 horas.

O calendário de vacinação

Dia 20 ou 25 de janeiro
Segunda dose em 15 de fevereiro
Público-alvo
Profissionais de saúde dos
setores público, privado e filantrópico
Meta: 32.000 pessoas

Dia 8 de fevereiro
Segunda dose em 1º de março
Público-alvo
Idosos com 75 anos ou mais
Meta: 32.806 pessoas

Dia 15 de fevereiro
Segunda dose em 8 de março
Público-alvo
Idosos entre 70 a 74 anos
Meta: 21.269 pessoas

Dia 22 de fevereiro
Segunda dose em 16 de março
Público-alvo
Idosos de 65 a 69 anos
Meta: 28.663 pessoas

Dia 1º março
Segunda dose em 22 de março
Público-alvo
Idosos de 60 a 64 anos
Meta: 35.537 pessoas

Total do público-alvo: 150.275 pessoas

Postagens relacionadas

Suspeita de dengue adia cirurgia final de siamesas

William Teodoro

Lava Jato libera Lula para velório de neto

William Teodoro

Estádio do Morumbi receberá grandes shows em 2024

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade