Tribuna Ribeirão
Saúde

Vacinação contra a pólio é prorrogada

2.2 W/Agencia Brasil

A Campanha de Vacina­ção de Poliomielite e Multi­vacinação em Ribeirão Preto, que terminaria na sexta-feira, 13 de novembro, foi prorroga­da até dia 30, segundo infor­mação do governo do Esta­do de São Paulo confirmada pela Secretaria Municipal da Saúde. A cidade está longe de atingir a meta de vacinar 95% do público-alvo.

“A Secretaria Municipal da Saúde informa que acompa­nhará a determinação do go­verno do Estado de São Paulo e prorrogará as campanhas de vacinação contra pólio e multivacinação até dia 30 de novembro”, diz nota da pasta distribuída à imprensa nesta segunda-feira (16).

Segundo balanço do Mi­nistério da Saúde, até a manhã de sexta-feira foram aplicadas 12.980 doses contra a pólio (va­cina oral, VOP) em Ribeirão Preto, cobertura de 42,7%. O público-alvo é formado 30.350 crianças. O município ainda precisar 17.370 crianças de um ano a menores de cinco anos, 57,3% desta população.

Até dia 5, também haviam procurado alguma das 36 sa­las de vacina 11.633 crianças e adolescentes menores de um ano e de 5 a 14 anos da campa­nha de multivacinação, sendo que 6.801 foram imunizadas. As outras 4.832 estão com a imunização em dia, ou seja, a cidade atingiu 9% do público­-alvo, formado por 128.614 jo­vens que precisam atualizar as carteiras de vacinação.

Em Ribeirão Preto, com a prorrogação, a orientação é para que pais e responsáveis procurem um dos 36 postos com salas de vacinas. As uni­dades permanecem abertas de segunda a sexta-feira, em horá­rios variados. Atingir a meta de 95% é importante para alcançar a chamada imunidade de reba­nho, reduzindo os riscos de in­fecção. A prorrogação do prazo tem o objetivo de aumentar a cobertura vacinal contra cerca de 20 doenças.

A poliomielite, chamada de paralisia infantil, não registra mais casos no país graças à va­cina. Em agosto, a Organiza­ção Mundial da Saúde (OMS) anunciou que apenas dois pa­íses no mundo ainda registra­vam casos da doença, Paquis­tão e Afeganistão. Mas o risco da doença voltar ao país ainda existe. A Secretaria de Estado da Saúde também está convo­cando pais e responsáveis para levarem os menores aos postos de vacinação.

Postagens relacionadas

Gripe – Adesão à vacina é baixa em RP

William Teodoro

RP chega a 1.261 casos de covid-19

Redação 1

RP supera 36,2 mil casos de covid-19

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade